Apple está a ser processada por enganar os clientes sobre os danos de água no iPhone

Tal como as restantes marcas, a Apple tem vindo a anunciar a resistência dos seus iPhones à água. O primeiro modelo da marca da maçã resistente à água foi o iPhone7. Desde então, todos os seus sucessores têm visto o grau de resistência a danos líquidos a crescer.

Atualmente, a marca alega que o iPhone 12 tem classificação IP68, tornando este smartphone da Apple resistente à água, a uma profundidade máxima de 6 metros, até 30 cerca de 30 minutos. Por sua vez, o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max, apesar de estarem classificados com o mesmo grau de IP, apenas sobrevivem a uma profundidade de 4 metros, até 30 minutos.

Foi no âmbito das alegações referentes à resistência à água dos iPhones, que o Tribunal distrital dos EUA, para o distrito Sul de Nova Iorque, viu ser instaurado um processo judicial contra a Apple. A acusação alega que a empresa engana os clientes quando comunica a resistência à água dos seus smartphones.

A queixosa, Antoniette Smith, levantou esta ação judicial contra a Apple, após um incidente com o seu iPhone 8. Na comunicação deste modelo, a Apple afirma que este modelo está classificado como IP67. Ou seja, a empresa alega que o smartphone é resistente à água, a uma profundidade de até 1 metro, até cerca de 30 minutos. Smith reforça, na sua acusação, que sempre utilizou o seu iPhone 8 de acordo com as recomendações da Apple, no momento da compra.

Contextualizando, os iPhones da têm incorporado um selo de humidade. Desta forma, os técnicos de reparação poderão rapidamente perceber se o equipamento esteve em contacto com líquidos. No caso de este selo, originalmente branco, chega às mãos dos técnicos da Apple com a cor vermelha, a garantia é automaticamente anulada.

Na sua comunicação, a Apple refere que os seus smartphones são resistentes à água. Contudo, a marca nunca refere que os iPhones são à prova de água!

Antoniette Smith, ainda assim, insiste na acusação alegando que a Apple a enganou, e a todos os restantes clientes, acerca da resistência à água dos seus equipamentos. No processo judicial pode ler-se que a Apple não é clara na sua publicidade, uma vez que as chamadas “profundezas seguras” são resultado de testes realizados em ambiente controlado, num laboratório, com recurso a água destilada. Regista-se assim uma incompatibilidade entre os testes e situações do quotidiano.

Nos nossos dias, é muito pouco provável termos contacto com água destilada. Por sua vez, numa ida à praia ou à piscina ou num dia de chuva, a probabilidade do iPhone ter contacto com a água aumenta. Consequentemente, o contacto do smartphone com água do rio, mar ou da piscina, por exemplo, pode provocar danos no equipamento, em menos de 1 um minuto, devido aos sais, minerais ou cloro, que compõe a água.

Neste sentido, Antoniette Smith reforça na ação judicial, que a comunicação da empresa, em relação à resistência à água, foi preponderante na hora de proceder à compra do seu iPhone 8. Smith queixa-se da Apple, pois apesar das conformidades, a marca recusa-se a ativar a garantia. Isto levou a que Antoniette, de forma injusta, incorresse em “perdas financeiras através de custos de reparação, diminuição de funcionalidades (…)”.

Antoniette Smith exige que a Apple, Inc. proceda ao pagamento de todas as despesas de reparação e indeminização judicial. Pede ainda que a empresa mude as suas estratégias de marketing, de forma a ser mais fiel para com os seus consumidores. Smith afirma que esta ação judicial tem, também, a finalidade de agir em nome de todos os zelados, pela marca, em situações semelhantes.

Agora que se sabe melhor como funciona a política de garantias da Apple, em relação a danos de água, pode concluir-se que os cuidados a ter com os danos provocados pelo contacto com a água não devem ser aliviados. Ou seja, apesar de cada vez mais os iPhones serem resistentes à água, não se pode assumir que o mesmo se vá estragar, caso se molhe na chuva ou caia numa poça.

Os danos de água apresentam variados sintomas, como por exemplo, problemas na coluna de som ou no funcionamento do teclado. Se, porventura, ocorrer algum acidente e o seu iPhone tiver em contacto com líquidos, desligue imediatamente o seu equipamento e procure uma loja especializada em assistência técnica mobile.




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