Binance abre o seu primeiro mercado de NFT

Binance NFT, o marketplace de NFT e “colecionáveis digitais” da Binance é lançado globalmente, com obras de uma centena de criadores de todo o mundo.

Para celebrar o lançamento deste novo mercado, a Binance irá prestar homenagem aos artistas pioneiros Andy Warhol e Salvador Dali, cujas abordagens inovadoras à arte espelham o espírito do atual panorama dos NFT. A tecnologia NFT revolucionou o mundo da arte, tornando pela primeira vez possível o conceito da propriedade digital. E, por isso, o Binance NFT irá arrancar com uma coleção que reúne dois dos mais célebres artistas de todos os tempos.

Como parte do primeiro leilão “Premium Event” a coleção “Genesis” incluirá duas obras de arte icónicas: Three Self-Portraits Divine Comedy: rebeget. Helen Hai, responsável pela Binance NFT, diz que “a Binance partilha valores similares aos do ‘Genesis’, revolucionando o espaço ‘fintech’ com tecnologia blockchain e criptografia, mostrando o caminho enquanto líder pioneiro da blockchain, da mesma forma que o leilão ‘Genesis’ fará o mesmo para a indústria dos NFT.”

O leilão para a coleção ‘Genesis’ começou hoje, dia 24 de junho, às 3 horas (de Lisboa), e decorrerá durante um período de cinco dias.

Three Self-Portraits por Andy Warhol 

Enquanto líder do movimento Pop Art, Andy Warhol introduziu o mundo da arte à serigrafia, uma técnica de impressão que permite a fácil reprodução de originais. Three Self-Portraits é um exemplo icónico desta técnica, com interpretações marcantes do artista em cores vivas.

Apesar destes três autorretratos consistirem na mesma imagem-base, cada interpretação (intituladas Nirvana, Vitality e Harmony) exibe qualidades únicas de textura e cor, dando a cada autorretrato uma individualidade própria.

Da mesma forma que Warhol alterou para sempre a perceção do valor no que diz respeito a obras de arte reproduzíveis, a tecnologia NFT mudou para sempre a forma como atribuímos valor à arte digital. Com Three Self-Portraits, a Binance faz um tributo ao trabalho pioneiro de Warhol. Esta série de recriações estará disponível a partir de hoje com uma edição exclusiva de 100 NFTs. O vencedor do leilão receberá também a peça de arte física, enviada pela Apenft.

Divine Comedy: rebeget por Salvador Dali

Divine Comedy: rebeget foi originalmenteencomendado em 1965 pelo governo italiano para assinalar o 700.º aniversário do nascimento do poeta Dante Alighieri. A Divina Comédia, de Dante, é um dos mais reconhecíveis trabalhos literários de sempre e as ilustrações a aguarela de Dali são uma homenagem à Divina Comédia.

O ano de 2021 marca o 700.º aniversário da morte de Dante e, para comemorar a data, o Binance NFT irá oferecer uma versão digitalmente recriada da Divina Comédia, designada Divine Comedy: rebeget,como um NFT.

Este NFT inclui elementos de blockchain, incluindo o símbolo do bitcoin, o logótipo da Binance e a assinatura do CEO da empresa, Changpeng “CZ” Zhao (que só consegue ser vista com uma grande ampliação) na obra de arte propriamente dita – um piscar de olho ao impacto que o Binance NFT espera ter no mundo dos NFTs.

O leilão para a coleção ‘Genesis’, que inclui Divine Comedy: rebeget e Three Self-Portraits, começou esta madrugada, às 3 horas, e terá uma duração de cinco dias.

Os criadores de NFT “Premium Event” incluem também muitos outros nomes, nomeadamente dos mundos da música e do desporto. Entre os criadores recentemente anunciados contam-se “Big Time”, o muito aguardado RPG multijogador de ação que permite aos jogadores juntarem-se com amigos para recolher e desbloquear NFT; o músico Timmy Trumpet; e Rivaldo Ferreira, lendário jogador de futebol brasileiro e um dos maiores futebolistas de todos os tempos.

A eles juntar-se-ão outros artistas e criadores também já confirmados: os músicos Lewis Capaldi, Lil Yachty e Kyle; os atletas Michael Owen, Alphonso Davies e José María “Guti’” Gutiérrez Hernández; os pintores Frank Holliday e Trevor Jones; a equipa de Esports eStarPro; e os colecionáveis digitais “Nyammy Treats: The Nyan Sum Cards” criados por Mighty Jaxx (disponíveis exclusivamente através da NFKings Productions).

“Caixas mistério” de NFT

O Binance NFT terá a primeira de uma série de “caixas mistério”, uma forma divertida para os utilizadores desbloquearem NFT especiais.

Estas “mystery boxes” contêm, garantidamente, um NFT cada uma, com conteúdos que vão desde NFTs ultra-raros de edição limitada até colecionáveis digitais mais comuns. A primeira coleção de caixas mistério será ‘tokidoki’, palavra japonesa que pode ser traduzida por “às vezes” [“sometimes”], e que é uma marca internacionalmente reconhecida baseada na visão da artista italiana Simone Legno.

Desde que surgiu, em 2005, tokidoki granjeou estatuto de culto pelas suas personagens “larger-than-life” e estabeleceu-se como uma marca lifestyle altamente cobiçada – recentemente, 110.000 todoki digitais foram vendidos em minutos.

A primeira coleção “Mystery Box” contém 16 personagens ‘tokidoki’ colecionáveis, incluindo 3 personagens Binance que podem ser apenas obtidas através desta “Mystery Box”, que é disponibilizada no Binance NFT através da NFKings Productions.

“Programa 100 Criadores”

A Binance anunciou recentemente o “Programa 100 Criadores” que se focará em talentos locais espalhados pelo mundo. Os utilizadores poderão procurar conteúdos NFT desde hoje, com trabalhos adicionais a serem listados desde a primeira semana de lançamento. Os criadores que estão a lançar NFT sob o Programa 100 Criadores, continuarão a lançar periodicamente os seus NFT neste novo mercado.

O programa foi lançado como parte da categoria “marketplace” do Binance NFT, com trabalhos produzidos por artistas talentosos e criadores de todo o mundo. Enquanto parte da sua abordagem “creator-first”, o Binance NFT oferece das mais baixas tarifas do mercado, incluindo uma tarifa nominal de processamento de 1% – e os artistas recebem um royalty vitalício de 1%, recolhendo lucros de cada venda de NFT feita no Binance NFT Marketplace, não importando quantas vezes o seu trabalho muda de mãos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado