A digitalização das escolas nos países menos conectados tem um potencial de crescimento do PIB que pode atingir os 20 por cento

Envolver as crianças e as comunidades através da conectividade e do acesso a uma aprendizagem digital de qualidade nas escolas irá ajudar a cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável estipulados pela ONU, sendo um catalisador do sucesso económico individual, regional e nacional.

O mais recente relatório da Economist Intelligence Unit (EIU), patrocinado pela Ericsson, refere que os países com uma fraca conectividade de banda larga têm um potencial de crescimento que pode chegar aos 20 por cento do PIB caso desenvolvam uma ligação das suas escolas à Internet. 

Uma força laboral qualificada tem um maior potencial de criação e desenvolvimento de ideias inovadoras, o que motivará um maior desenvolvimento económico e criação de trabalho. A análise do EIU demonstra que por cada 10 por cento de aumento da conectividade escolar num país, o PIB per capita poderá crescer cerca de 1,1 por cento. 

No contexto da Nigéria, país localizado na África Ocidental, o relatório revela que uma melhoria da conectividade escolar para o nível que regista na Finlândia pode levar a um aumento do PIB per capita em quase 20 por cento – desde 550 dólares americanos por pessoa na base, até 660 dólares americanos, isto em 2025. 

O relatório centra-se em quatro ações-chave que visam introduzir mudanças:

  1. A colaboração é fundamental: é necessária uma estratégia de parceria holística público-privada para coordenar os esforços com as partes interessadas, no sentido de ultrapassar as barreiras à conectividade escolar. 
  2. Acessibilidade e viabilidade: construir uma infraestrutura que permita o acesso à Internet é um ponto de partida, mas a qualidade da ligação e o custo são igualmente fatores importantes. 
  3. Incorporar a Internet e as ferramentas digitais na educação: a partir do momento em que for obtida a conectividade nas escolas, terá que ser adotada pelos programas de ensino. Os professores devem receber formação a fim de integrarem a tecnologia no ensino diário. 
  4. Proteger as crianças no online: A conectividade nas escolas proporciona oportunidades para as crianças, mas têm de ser dados passos adicionais para garantir ambientes de aprendizagem online saudáveis e seguros. A utilização da Internet tem de ser devidamente gerida para assegurar uma utilização segura e fiável.

O relatório também recomenda que os líderes dos setores público, privado e das ONG desenvolvam um vasto esforço conjunto no sentido de mitigar as diferenças digitais, de forma a tornar a conectividade via Internet uma realidade global para as crianças de todas as idades.

Por essa via, a Ericsson está a apelar a estes intervenientes que apoiem os esforços do Giga (uma iniciativa dedicada à conectividade escolar, fundada pela UNICEF e pela União Internacional das Telecomunicações) através de ações como: financiamento, partilha de dados, competência tecnológica e reestruturação de modelos de negócio sustentáveis associados à conectividade. A Ericsson encetou esforços numa parceria a três anos com a UNICEF, por forma a ajudar a mapear as lacunas de conectividade atuais das escolas em 35 países. 

O relatório da EIU, apoiado pela Ericsson – Connecting Learners: Narrowing the Educational Divide – reforça a convicção da empresa de que o objetivo ambicioso do Giga de até 2030 ligar todas as escolas e as respetivas comunidades envolventes é alcançável.

Heather Johnson, Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial da Ericsson, afirma: “Quando o Giga foi anunciado, compreendemos de imediato o impacto positivo que poderia criar, como atenuar a diferença digital entre e nos próprios países, para dar às crianças de todo o mundo a possibilidade de futuros brilhantes e recompensadores”.

Acrescenta: “O relatório deixa bem claro que a parceria entre líderes empresariais, líderes do setor público e ONG pode conduzir a ações concretas no sentido de lidar com este problema e influenciar vidas de forma significativa. Cada interveniente nestes setores, independentemente da sua dimensão, pode fazer a diferença. Incentivamos as partes interessadas a ler o relatório e, acima de tudo, a participar na iniciativa Giga, no sentido de ajudar a alcançar este importante objetivo”.

Por sua vez Charlotte Petri-Gornitzka, Diretora Executiva Adjunta da UNICEF para Parcerias, afirma: “Juntos, estamos a mapear as escolas em todo o mundo para identificar as lacunas de conectividade nas comunidades. É essencial que colaboremos em vários setores no sentido de ligar as escolas e fornecer qualidade na aprendizagem digital, para que todas as crianças e jovens possam dar o salto rumo a um futuro brilhante”.

O Relatório

O relatório do EIU demonstra de que forma a conectividade escolar pode levar a resultados educativos mais eficazes e a melhores oportunidades de carreira para as crianças. Tal resultará numa superior atividade económica e num crescimento comunitário. O relatório considera que estes benefícios a nível individual para as crianças terão um efeito de bola de neve, que conduzirão a rendimentos mais elevados, a melhores condições de saúde e uma melhoria do bem-estar geral. Estes benefícios podem extender-se para lá das crianças, e poderão ter consequências no desenvolvimento e crescimento económico das comunidades.

Outros potenciais benefícios da conectividade escolar destacados pelo relatório incluem:

  • Aumentar a qualidade educativa
  • Criação de uma força laboral produtiva que fomente a inovação 
  • Criação de trabalho 
  • Desenvolvimento comunitário
  • Potenciar o desenvolvimento e crescimento económico



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