OCDE destaca boas práticas da Beta-i

A consultora de inovação Beta-i foi selecionada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no âmbito da sua nova iniciativa “Business For Youth” coordenada pela Business at OECD, para integrar a lista de entidades que promovem melhores práticas no apoio à inserção e ao desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho.

O projeto assume como ponto de partida o facto de as novas gerações enfrentarem desafios adicionais no acesso à educação e ao mercado de trabalho, uma realidade com dificuldades acrescidas no contexto atual de pandemia. Tendo em conta esta necessidade, a ação internacional “Business for Youth” visa partilhar evidências e conselhos sobre como as empresas estão a trabalhar em conjunto com governos e instituições relevantes para criar novas oportunidades de emprego e acelerar a entrada dos jovens no mercado laboral.

A Beta-i, por acompanhar o desenvolvimento de novos profissionais dentro e fora de Portugal (um dos Estados-membro da OCDE) há mais de uma década, através de múltiplas iniciativas de empreendedorismo e inovação, é a primeira instituição portuguesa a integrar a lista de políticas e boas práticas que podem ajudar a capacitar os jovens com competências relevantes para garantir o seu crescimento e sucesso profissional. A consultora não só opera a uma escala internacional, gerindo programas que impulsionam startups e scale-ups a criar negócios junto do setor público e privado em setores-chave como Energia, Economia do Mar, Finanças, Saúde e Sustentabilidade, como também possui uma extensa trajetória de base na aceleração de early stage startups dentro e fora do país. Ao lado das demais boas práticas identificadas pelo projeto “Business for Youth”, as iniciativas da Beta-i serão compiladas e disseminadas pela Business at OECD enquanto exemplos de potenciais políticas públicas e privadas para a capacitação e o desenvolvimento profissional.

Segundo Pedro Rocha Vieira, cofundador e CEO da Beta-i, “estamos orgulhosos pela nossa inclusão no novo projecto “Business For Youth” e em colaborar com a Business at OECD neste esforço e. Os nossos 10 anos de apoio à inovação, empreendedorismo e colaboração, a nível nacional e internacional, são a prova de como a Beta-i conseguiu criar uma forma singular de capacitar os jovens e apoiá-los no entendimento das suas potencialidades e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esperamos sinceramente que mais organizações portuguesas venham a entrar na lista, não faltarão exemplos”.

Ao nível de projetos na área da educação, a Beta-i desenvolveu, recentemente, uma parceria com o The Lisbon MBA, o único programa executivo em Portugal que integra o Top 100 do ranking do Financial Times, para capacitar os alunos com competências de empreendedorismo. Além disso, faz parte do consórcio Corship – Corporate Entrepreneurship, um ambicioso programa do Erasmus+ que tem neste momento a decorrer um curso pioneiro que junta startups, empresas e universidades, numa experiência de estudo de um desafio inicial até ao lançamento de uma inovação desenvolvida em conjunto.

A consultora ajudou ainda a trazer a European Innovation Academy, programa líder no ensino de empreendedorismo tecnológico, para Portugal e este mês integrou um novo consórcio pan-europeu para desenvolver um conjunto de ferramentas para professores do ensino superior com foco na aprendizagem e desenvolvimento do empreendedorismo de impacto social.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado