Este novo centro baseia-se na rápida evolução do teletrabalho, que tem vindo a aumentar a procura de plataformas de segurança na nuvem. A Cisco Umbrella tem uma taxa de detecção de ameaças de 96,93% e resolve mais de 620 mil milhões de pedidos de DNS por dia.

A Cisco Umbrella, serviço de segurança na cloud que opera na arquitetura global da Cisco, anunciou um novo Data Center global em Madrid. Localizado no Silicon Alley Madrid, centro de inovação da capital, vai servir clientes em Espanha e Portugal. De acordo com a própria empresa, a nova unidade oferece “acesso ágil, de alta capacidade e altamente seguro aos utilizadores, incluindo grandes empresas locais de vários setores, como bancos, serviços públicos e segurança privada”.
Este novo centro baseia-se na rápida evolução do teletrabalho, que tem vindo a aumentar a procura de plataformas de segurança na nuvem. A Cisco Umbrella tem uma taxa de detecção de ameaças de 96,93% e resolve mais de 620 mil milhões de pedidos de DNS por dia.
Por sua vez, este Data Center conta com mais de 70 operadores, IPS e CDN no local, e a multinacional interliga-se com mais de 1.000 parceiros como a Microsoft, Amazon e Box para reduzir a latência e melhorar o desempenho entre os seus clientes e as suas redes. Além disso, a infraestrutura utiliza o encaminhamento Anycast para direcionar o tráfego para o centro de dados mais próximo e está localizado perto dos principais pontos de troca de Internet para fornecer um serviço mais rápido. É um operador neutro e é selecionado unicamente com base na sua capacidade de fornecer ligações e serviços às áreas geográficas que serve.
Perguntamos a Cisco Portugal se tendo em conta que a Cisco pretende atender com este Data Center setores como a banca e a administração pública o facto de estar localizado em Espanha não pode ser um problema?
“Os Clientes em Portugal podem continuar a trabalhar com o Cisco Umbrella. O Cisco Umbrella ajuda a unificar a firewall, a Secure Web Gateway (SWG), a camada de segurança DNS, o Cloud Access Security Broker (CASB) e a inteligência sobre ameaças num único serviço na Cloud – permitindo às empresas de todas as dimensões protegerem os seus utilizadores em todos os locais onde trabalham. A latência do tráfego diminui com a utilização otimizada de uma infraestrutura híbrida multi Cloud – maximizando a resiliência. O Cisco Umbrella é compatível com o RGPD, por isso não é um problema que o DC não esteja localizado em Portugal.
O routing Anycast direciona o tráfego de forma inteligente para o Data Center Umbrella mais próximo, contornando automaticamente as ligações degradadas ou indisponíveis. Imagine um assistente de cliente integrado que proporciona as melhores disponibilidade, fiabilidade e qualidade possíveis. Já não há necessidade de gerir o balanceamento de carga, as políticas de routing ou de configurar ficheiros. Quando ocorre a manutenção planeada ou interrupções não planeadas, as falhas acontecem automaticamente e mantém-se a redundância.”