XNFY Lab lança solução de IA na indústria da Moda com tecnologia Microsoft

A solução tecnológica pretende apoiar designers e marcas na resposta aos desafios de criatividade e expressão de uma indústria tipicamente marcada por ciclos e tendências.

 O XNFY Lab acaba de lançar uma solução tecnológica para a indústria da Moda com tecnologia Microsoft – “Al Generated Fashion” – para revolucionar a entrada na nova era de upcycling das peças de vestuário. A solução recorre a Inteligência Artificial e permite conceber novos visuais e peças de design, tendo por base tecidos inutilizados e roupas não vendidas.

A solução tecnológica pretende, desta forma, apoiar designers e marcas na resposta aos desafios de criatividade e expressão de uma indústria tipicamente marcada por ciclos e tendências, mas também criar estratégias de sustentabilidade para o setor que estejam alinhadas com as expectativas de consumidores cada vez mais exigentes.

Para tal, a solução desenvolvida pela XNFY Lab em parceria com a Microsoft, integra o Microsoft Azure Machine Learning, uma solução de inteligência artificial que permite às marcas e aos seus designers gerar imagens de peças de vestuário e novos looks em alta definição e apresentá-las em primeira mão aos seus clientes, mesmo antes de existirem e de serem comercializadas. Isto permitirá, por um lado, às marcas prever a procura por um determinado artigo e, por outro, reverter a tendência de uma indústria que gera um elevado número de peças não vendidas.

Adicionalmente, permitirá testar e validar um conjunto de dados de forma mais célere, trazendo resultados em horas ao invés de dias. Isto traduzir-se-á num aumento do potencial de negócio para a indústria da Moda, melhorando simultaneamente a implementação de processos e acelerando os tempos de comercialização.

De acordo com Orlando Ribas, CEO da XNFY Lab, “Tendo noção do estado atual da industria de Moda e suas necessidades, esta tecnologia poderá criar a diferença, mas sobretudo resolver alguns dos seus problemas. Por outro lado, abre espaço a uma revolução sem precedentes, ao permitir que os clientes possam visualizar peças de design muito antes de estas existirem e ao dar às marcas e aos designers ferramentas que lhes permitem criar looks mais personalizáveis, tendo ainda por base uma abordagem diferenciadora.”

“Esta é uma tecnologia que não se encerra no setor da Moda, mas que pelo seu potencial e elasticidade pode ser aplicada a praticamente toda as indústrias. A indústria da Moda é apenas o primeiro passo. Atingimos o primeiro marco do nosso roadmap com resultados impressionantes. Para celebrar este marco estamos a preparar uma edição limitada de crowdfunding, onde iremos colocar o produto de design de IA nas mãos dos clientes. Em Portugal estamos já em conversações com uma marca indie portuguesa”, acrescenta ainda o responsável.

“A colaboração da Microsoft com o XNFY Lab vem acelerar a inovação na indústria da moda. Estamos perante uma nova dimensão de transformação digital que nos transportará ainda mais rápido para o futuro, não sendo a moda exceção. A Inteligência Artificial amplifica o conhecimento humano e a criatividade de que a moda depende, para criar obras-primas nunca antes vistas”, afirma Abel Aguiar, Diretor Executivo para Parceiros da Microsoft Portugal




Deixe um comentário

O seu email não será publicado