Impressoras compactas ajudam Brother a aumentar quota de mercado

O crescimento do teletrabalho, consequência da crise da COVID-19, reforça a liderança dos equipamentos compactos no mercado de equipamentos multifunções laser A4.

No último ano, o mercado de multifunções laser A4 cresceu 14,2%, o que permitiu à Brother, aumentar as suas  vendas e também a sua quota neste mercado atingindo, segundo a marca, um market share de 30,0% neste segmento. 

Um bom fecho de ano para o mercado da impressão  

A repentina mudança dos hábitos de trabalho motivada pela pandemia, levou a que o setor da impressão sofresse um forte impacto. A necessidade repentina de trabalhar em casa, que marcou uma mudança na procura de equipamentos de impressão para equipamentos mais compactos, próprios para casa, assim como indicados para menores volumes de impressão. 

As marcas mais beneficiadas no último ano foram as que tradicionalmente vendem mais equipamentos laser A4, enquanto os fornecedores tradicionais de soluções de laser A3 viram  sua relevância no mercado diminuir. 

A procura por produtos Brother continuou a aumentar na segunda metade do ano: enquanto  a procura por equipamentos para trabalhar em casa se manteve, a procura por equipamentos  de escritório foi recuperando gradualmente, à medida que o trabalho presencial foi sendo  retomado. Além disso, as empresas optaram principalmente por incorporar equipamentos  mais compactos, com o objetivo de ter um maior número de pontos de impressão e  digitalização, evitando aglomerações de pessoas junto dos equipamentos centralizados – como fotocopiadoras de corredor – favorecendo assim o distanciamento social. 

O mercado de impressão dividido por segmentos 

No total, o segmento de impressão a laser que mais cresceu no último ano, de acordo com o  estudo realizado pelo IDC, foi o de impressoras multifunções laser A4, com um crescimento  de 14,2%, dos quais 13,1% dizem respeito a impressoras laser, ampliado para dar resposta às necessidades de teletrabalho ou aulas em casa, consequência do confinamento. Por outro  lado, no mesmo estudo, é possível verificar que o mercado de laser A3 caiu 23,6%. Relativamente ao tipo de equipamento, a procura do mercado tem sido para equipamentos  multifunções – 61 em cada 100 unidades laser comercializadas em Portugal pertencem ao  segmento dos equipamentos multifunções. 

O multifunções monocromático está, no entanto, posicionado como o tipo de dispositivo mais  vendido em 2020, representando 40,1% das vendas totais e crescendo 21% em relação ao  multifunções a cores ou de impressoras monocromáticas. Além disso, devido à abordagem  profissional que os utilizadores lhe impuseram, teve um crescimento superior em comparação  aos equipamentos de cores. Por cada 100 unidades laser vendidas em Portugal, 76 são  monocromáticas, enquanto 24 pertencem ao segmento de equipamentos a cores. 

Em suma, com estes dados de mercado, a Brother consolida-se como um dos principais  players no mercado de impressão graças à sua política de inovação constante e com um  design de produto sempre orientado para satisfazer as exigências do utilizador em cada  momento, com um vasto portfólio de produtos especialmente orientados para as necessidades das pequenas empresas, continuando fiel ao seu lema “At your side




Deixe um comentário

O seu email não será publicado