e-commerce continua a dinamizar o consumo em Portugal

A SIBS divulgou uma nova infografia com um conjunto de indicadores sobre a evolução do consumo em Portugal em comparação com períodos homólogos – e de acordo com as várias fases de evolução da pandemia no país – de forma clara, factual e o mais atualizada possível.

Como se pode verificar na infografia, e com base nos dados do SIBS Analytics, o e-commerce continua em destaque como o indicador que mais tem dinamizado o consumo neste segundo confinamento geral no País. Com as medidas mais restritivas no controlo da pandemia em vigor, os portugueses têm optado por este canal para fazerem as suas compras. De 15 de janeiro a 28 de fevereiro registou-se um incremento de 46% das compras online, em comparação com o mesmo período do ano passado. O e-commerce representa já 18% do total de compras eletrónicas, valor que praticamente duplicou face ao período pré-pandemia.

Neste contexto, o MB WAY volta a ser um dos métodos de pagamento mais utilizados, crescendo 3,8x neste canal em comparação com o mesmo período do ano passado. De notar que este crescimento tem sido contínuo, comprovando que o MB WAY é o serviço de pagamentos móveis preferido de cada vez mais portugueses, consumidores e empresas.

Já no que se refere ao consumo em loja, registou-se uma queda de 31% nas compras na Rede MULTIBANCO neste segundo confinamento face ao mesmo período de 2020, valores ainda assim longe dos verificados de março a maio do ano passado, em que as compras físicas chegaram a cair 47%.

Em linha com o primeiro confinamento está o consumo nos setores de Super & Hipermercados, Pequena distribuição alimentar, Farmácias e Parafarmácias, que voltam a ganhar um peso assinalável no total das compras realizadas pelos portugueses em loja, ao representarem neste momento 61% das transações, um registo muito próximo dos 67% do ano passado e um crescimento de 14 pontos percentuais face aos meses de novembro, dezembro de 2020 e primeira quinzena de janeiro de 2021.

O mesmo se verifica nas compras online, com os setores do Entretenimento, Cultura e Subscrições, Comércio Alimentar & Retalho, Restauração, Food Delivery e Take Away a representarem uma grande fatia das transações neste canal, correspondendo neste momento a 46% do total de compras, perto dos 52% do primeiro confinamento.

Também nas compras em loja o incremento da utilização do MB WAY tem sido muito significativo, com as transações através deste serviço a crescerem 2,9x no último mês e meio, face ao mesmo período de 2020.

O valor médio das compras registado desde meados de janeiro é de 37,2€ em loja e de 37,6€ no online, com uma variação de -4% e -3%, respetivamente, face ao período antes deste segundo confinamento.




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