Cloud: tudo em jogo, sem tempo a perder

É verdade que as organizações mais resilientes encontram força na adversidade e tendo em conta o que o ano de 2020 apresentou ao mundo empresarial, é fundamental aproveitar a oportunidade de inovar na cloud.

Por Miguel Miranda, Cilnet – Logicalis Company

Muitas empresas migraram para a cloud como resultado da pandemia, aproveitando as suas características fundamentais de suporte a workloads distribuídas e agilidade nos processos de trabalho remoto. Agora, as empresas planeiam sobretudo uma transformação a longo prazo. É correto assumir que a cloud oferece mais segurança, flexibilidade, agilidade e resiliência do que as empresas podem esperar alcançar por conta própria, mas estas características constituem apenas o básico da migração para a cloud.

A necessidade da transformação digital 

As organizações estão a reinventar todo o seu modelo de negócio com suporte na tecnologia alojada em cloud. No relatório sobre a recuperação digital, a McKinsey evidenciou que apenas 8% das empresas acreditam que os seus modelos de negócio vão permanecer economicamente viáveis, à medida que a comunidade empresarial caminha para a transformação digital. 

O mesmo estudo prevê uma possível diminuição de receita até 12% (em três anos), caso as organizações não adotem uma posição de “first-mover”.

No CIO Survey 2021, a Gartner menciona que 76% dos CIO’s relataram uma maior procura por serviços digitais durante a crise causada pelo COVID-19. O entusiasmo pela transformação digital está a crescer acima dos 70%, e espera-se que a procura aumente ainda mais em 2021.

A pressão sobre os líderes está a aumentar para que se invista e adote tecnologia cloud, e das nossas conversas com clientes e outras organizações de tecnologia, percebemos que as empresas estão preocupadas com a segurança e a conformidade. Estão também preocupadas com a falta de competências e recursos internos. Consideramos que estas preocupações são completamente válidas e achamos que a melhor forma de superá-las, é identificar um parceiro para ajudar a definir o melhor processo.

Sucesso do Negócio

É fundamental que sejam definidos os objetivos e o alcance do projeto cloud, com foco nas metas do negócio, olhando além das necessidades de curto prazo. As empresas visionárias vão utilizar a sua transição para a cloud, como uma oportunidade para implementar mudanças mais profundas em toda a organização.

A transformação digital e a adoção da cloud são complicadas e repletas de riscos, por isso, é fundamental que as organizações encontrem um parceiro com um histórico sólido, que ofereça experiência em consultoria e infraestrutura para dar suporte a uma jornada tranquila e acima de tudo bem-sucedida.

Migração para cloud em ação

Uma arquitetura cloud bem planeada pode ser um ativo de segurança e ajudar a aumentar a produtividade, enquanto reduz significativamente os custos.

A Gartner prevê que os gastos mundiais com tecnologia de cloud pública vão crescer 18% ao longo de 2021, impulsionados por estas possibilidades de transformação digital. 

Após um ano de intensa pressão, as organizações estão a entrar num período de oportunidades.
Tudo está em jogo e não há tempo a perder!




Deixe um comentário

O seu email não será publicado