Até o final do ano, a Accenture e a Salesforce planeiam colaborar na expansão da plataforma e de serviços de rastreamento e análise de métricas ESG mais abrangentes – de gestão de água e resíduos a diversidade e inclusão.

A combinação das soluções de Sustainability Services da Accenture, Sustainability Cloud e Sales Customer 360 da Salesforce irá, pela primeira vez, trazer a sustentabilidade para a linha de frente e oferecer aos executivos C-suite visibilidade dos dados ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) de suas empresas, e em tempo real. Dessa forma, as empresas serão capazes de rastrear, medir e agir em uma série de iniciativas de sustentabilidade, incluindo relatórios sobre as emissões de carbono, apoiar o envolvimento do cliente, criar experiências positivas do consumidor, atender aos requisitos regulamentares e desenvolver novos modelos de negócios.
” Os nossos clientes nunca estiveram tão comprometidos com a sustentabilidade”, afirma Julie Sweet, CEO da Accenture. “As empresas ainda estão a reconstruir-se após a pandemia, repensando nos seus propósitos. É a oportunidade de incluir a sustentabilidade em todas as áreas de negócios e conduzir a agenda dos clientes. Estamos felizes com a expansão da parceria com a Salesforce para ajudar as organizações na criação e entrega de valor.”
“Os CEO estão a reconhecer as suas responsabilidades e a entender que estas não estão limitadas ao campus da empresa ou à reunião no Zoom”, explica Marc Benioff, presidente do conselho e CEO da Salesforce. “Ao integrarmos a sustentabilidade à estrutura das nossas empresas, elas terão ainda mais sucesso, ao passo que nossas comunidades serão mais igualitárias, a sociedade mais justa e o planeta mais saudável. É uma enorme satisfação trabalhar com a Accenture e ajudar os clientes na implantação de programas de sustentabilidade que irão beneficiar os seus stakeholders e criar valor para o negócio.”
Com a solução Salesforce Sustainability Cloud e a plataforma Customer 360 da empresa, os clientes terão acesso a uma ferramenta, que se pretende confiável, para uma visão 360 graus do impacto de suas empresas no meio ambiente, ajudando-as a medir e gerir a pegada de carbono e compartilhar dados sobre clima de forma transparente com seus investidores. A Accenture será responsável por integrar o Salesforce Sustainability Cloud em suas estratégias de negócios, modelos operacionais, tecnologias e processos e sistemas essenciais com requisitos específicos do setor e desenvolver perceções de sustentabilidade que podem ser escalonadas entre as organizações e seus ecossistemas. Até o final do ano, a Accenture e a Salesforce planeiam colaborar na expansão da plataforma e de serviços de rastreamento e análise de métricas ESG mais abrangentes – de gestão de água e resíduos a diversidade e inclusão.
“As mudanças climáticas ainda são um dos maiores desafios a serem enfrentados não só pelas empresas, mas pelo planeta todo”, diz George Oliver, CEO da Johnson Controls, uma empresa multinacional de construções inteligentes e sustentáveis. “É um prazer trabalhar com a Salesforce e a Accenture para acelerar as atividades de sustentabilidade da JCI, dos nossos clientes e comunidades, especialmente com o interesse crescente por esse tipo de ação.”
Nas empresas de hoje, a sustentabilidade já não é opcional. Os clientes esperam que elas assumam a liderança e apresentem ações tangíveis em relação aos ODS, incluindo igualdade de gênero, combate à pobreza e mudanças climáticas. Empresas que investem na combinação entre sustentabilidade e tecnologia têm 2,5 vezes mais chances de estar entre as companhias de melhor desempenho do mercado, de acordo com um novo estudo da Accenture.
“Através desta parceria, a Accenture e a Salesforce poderão unir forças para enfrentar a crescente demanda dos utilizadores finais por insights baseados em dados acerca do desempenho em sustentabilidade e abordagens baseadas em métricas que ajudem a transformar os tópicos relacionados aos ODS em catalisadores de resultados de negócios positivos”, afirma Bjoern Stengel, analista de pesquisas sênior para Worldwide Business Consulting e ESG Business Services da IDC. “A nossa pesquisa mostra que cada vez mais empresas percebem que uma estratégia de negócios sustentável não está limitada a simplesmente ‘fazer o bem’ – significa ‘ser bom em fazer o bem’. A iniciativa pode ajudar os clientes neste caminho, permitindo a captura de dados ESG relevantes, bem como a gestão e a medição de desempenho em relação às metas de sustentabilidade.”