Huawei apresenta solução 5GtoB

A gigante chinesa de telecomunicações apresentou esta semana, durante um evento pré-MWC Shanghai 2021, a plataforma 5GtoB,uma nova solução completa que cobre vendas, operações e serviços.

A solução foi apresentada por Ryan Ding, diretor executivo da Huawei e presidente do Carrier Business Group, que também falou sobre o panorama sobre o cenário do 5G pelo mundo.

Desenvolvida com operadoras e outros parceiros da indústria, a solução procura criar valor para todos os participantes envolvidos no ecossistema. Segundo a empresa, a solução simplificará as transações para os utilizadores corporativos, ajudará as operadoras a monetizar os seus recursos de rede e permitirá que os parceiros inovem com mais eficiência, criando valor para cada participante envolvido.

A solução 5GtoB da Huawei é composta por quatro partes: 5GtoB Network, 5GtoB NaaS, 5GtoB App Engine, e 5GtoB Marketplace. A 5GtoB Network é uma de infraestrutura 5G, que envolve planeamento, construção, manutenção e otimização de rede.

5GtoB NaaS, por sua vez, é o recurso de orquestração de rede que torna mais fácil para utilizadores corporativos e developers de aplicações usarem redes 5G, permitindo que os próprios utilizadores façam a gestão de redes de campus 5G.

Já a 5GtoB App Engine é um centro de inovação de aplicações, no qual os developers de aplicações e integradores de sistemas podem aceder aos recursos de rede 5G das operadoras. Isto torna o desenvolvimento de aplicativos 5GtoB mais eficiente e a integração de aplicações mais fácil. A solução também serve como uma ponte entre os recursos de rede 5G e as aplicações 5GtoB, permitindo o desenvolvimento e lançamento de serviços ágeis.

Por fim, o 5GtoB Marketplace é um supermercado digital all-in-one na cloud, onde os utilizadores corporativos podem adquirir as soluções 5G industriais de que precisam.

A primeira aplicação da solução 5GtoB será na indústria do aço, numa ação entre a Huawei, operadoras, parceiros e utilizadores corporativos. Com os seus recursos e experiência incorporados à plataforma, as soluções 5G industriais, como rotação automatizada de tarugos, montagem remota assistida por realidade aumentada e inspeção de qualidade da superfície de aço, podem ser padronizadas e replicadas rapidamente.

Um panorama do 5G pelo mundo

 Ryan Ding também fez um panorama sobre o atual estado do 5G pelo mundo durante o evento. A avaliação é de que a indústria 5G tem-se desenvolvido mais rápido do que o esperado, e que as operadoras já observam retornos com a primeira onda de lançamentos.

Entre os destaques estão a base de utilizadores 5G e o número de dispositivos 5G em uso comercial, que cresceram ao longo do último ano. A base de utilizadores 5G móvel atingiu 220 milhões e as conexões de banda larga sem fio domésticas chegaram a 1,05 milhões, um aumento de 17 e 21 vezes em relação ao ano anterior, respetivamente. Segundo Ding, estes números triplicarão em 2021.

Os preços dos telefones 5G também estão a cair rapidamente, com cerca de 30 modelos intermediários e de entrada com preços abaixo dos 300 dólares. De acordo com Ding, o ecossistema de comunicações móveis 5G tornar-se-á tão maduro quanto o 4G nos próximo dois anos, à medida que as implementações de rede e base de utilizadores continua a crescer.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado