Microsoft e NOS juntas para acelerar transformação digital da sociedade

Um acordo ontem assinado entre as duas empresas divide-se em três grandes eixos estratégicos de atuação, todos assentes na adoção de tecnologia Microsoft: Co-criação e Inovação Partilhada, com grande foco na exploração de oportunidades para o 5G; desenvolvimento de uma Estratégia Cloud First ; e desenvolvimento de Soluções Integradas para o mercado B2B.

A Microsoft e a NOS assinaram uma parceria para o mercado português, com o objetivo de permitir melhorar a forma como as pessoas vivem e trabalham, assim como acelerar a transformação digital das empresas e fomentar a inovação no setor das telecomunicações, através de tecnologias como 5G, Cloud e IoT.

O acordo ontem assinado entre as duas empresas divide-se em três grandes eixos estratégicos de atuação, todos assentes na adoção de tecnologia Microsoft: Co-criação e Inovação Partilhada, com grande foco na exploração de oportunidades para o 5G; desenvolvimento de uma Estratégia Cloud First ; e desenvolvimento de Soluções Integradas para o mercado B2B.

Para Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal, “esta é uma parceria estratégica que irá melhorar significativamente os serviços e soluções disponíveis no mercado nacional de telecomunicações. Através da aposta em tecnologia e serviços inovadores, queremos em conjunto melhorar a forma como vivemos e trabalhamos, hoje e no futuro, contribuindo para uma crescente capacitação e inclusão digital da Sociedade Portuguesa”.

Miguel Almeida, Presidente da Comissão Executiva da NOS, acrescenta: “A NOS tem o compromisso de contribuir ativamente para a digitalização de Portugal e para a implementação, com sucesso, da economia digital. Através da nossa tecnologia e do nosso conhecimento, elementos centrais neste processo de transformação, queremos fazer a diferença na vida das pessoas, das empresas e do país. A parceria hoje celebrada com a Microsoft, é mais um passo decisivo nesse sentido”.

Sumarizando os 3 eixos estratégicos estabelecidos no acordo:

· O primeiro eixo, Co-criação e Inovação Partilhada, permitirá às duas empresas concretizarem a ambição mútua de contribuir para a transformação digital da sociedade. Uma das prioridades será a procura de oportunidades que tirem partido do 5G, bem como desenvolvimento de soluções concretas, principalmente em áreas como Saúde, Indústria, Retalho, Logística e Administração Pública.

· O segundo eixo está relacionado com o desenvolvimento de uma Estratégia Cloud First. A adoção de soluções assentes em Cloud potencia em larga escala a redução do time to market das empresas e permite ganhos de eficiência nos modelos operativos. Ao mesmo tempo, contribui para a redução da pegada ecológica das empresas e para o cumprimento das suas métricas e compromissos ambientais. De forma a dar resposta a este desafio, a NOS desenvolveu um centro de excelência Cloud, que suportará a modernização aplicacional e de infraestruturas, alavancando sistemas de inteligência artificial bem como modernas soluções de colaboração.

· Por fim, o terceiro eixo assenta no desenvolvimento conjunto de Soluções Integradas para o mercado B2B, que têm como objetivo e acelerar a maturidade digital do tecido empresarial português, bem como suportá-lo nas suas estratégias de capacitação e adoção da Cloud. A abordagem conjunta das duas empresas passa pela oferta de soluções inovadoras de produtividade, disponibilização de serviços Azure e implementação de modernos serviços em Edge Computing. Passa também por ajudar as empresas portuguesas a capacitarem-se de forma a tirarem melhor partido das novas ofertas.

O acordo irá resultar em várias iniciativas a serem desenvolvidas pela Microsoft e pela NOS ao longo do tempo, as quais incluem o lançamento de novas ofertas no mercado e o desenvolvimento de casos de sucesso de inovação e de clientes das duas empresas.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado