Fintech365 é o novo programa de inovação da Microsoft Portugal

Durante três meses, startups de tecnologia financeira (fintech) vão resolver cinco desafios propondo soluções prontas a implementar em seis instituições financeiras – Banco CTT, BBVA, Caixa Geral de Depósitos, Fidelidade, Novo Banco e Unicre.

Desenvolvido pela Portugal Fintech, este novo programa de inovação da Microsoft, que vai decorrer durante os meses de março, abril e maio, de forma digital, garante acesso direto a gestores chave na banca e apoio à implementação de provas de conceito nas instituições financeiras. Durante três meses, startups de tecnologia financeira (fintech) vão resolver cinco desafios propondo soluções prontas a implementar em seis instituições financeiras – Banco CTT, BBVA, Caixa Geral de Depósitos, Fidelidade, Novo Banco e Unicre.

O objetivo é desenhar o futuro dos serviços financeiros proporcionando aos players da banca e a startups da área financeira um espaço de cocriação de produtos digitais inovadores, que acelerem a digitalização do setor. Durante estes três meses, as fintechs vão beneficiar do acompanhamento de decisores-chave da indústria financeira em Portugal e também do suporte das plataformas tecnológicas da Microsoft.

“A Portugal Fintech tem como principal missão aproximar fintechs e incumbentes por forma a que a comunidade possa gerar sinergias que ajudem à digitalização da banca. Juntamo-nos agora à Microsoft para garantir que conseguimos, com um programa estruturado, mediar esta transição, estabelecendo uma ponte segura entre as duas partes e assim acelerar a transição digital e o lançamento de melhores soluções financeiras a nível nacional e internacional” explica António Ferrão (Portugal Fintech), responsável pelo programa.

O programa Microsoft for Startups está presente em 140 países e já possibilitou a aceleração de milhares de startups tecnológicas, alavancando uma rede de parceiros global. Integrado neste programa, o Fintech365 permitirá estimular o ecossistema de startups já estabelecido, expandindo o seu negócio a clientes dos setores da banca e seguro, bem como incorporar novas startups no programa da Microsoft.

“Na Microsoft, queremos potenciar o poder da tecnologia de forma a ajudar as organizações a inovar e criar novas oportunidades através da transformação digital. As startups são um elemento-chave no que respeita a inovação, uma vez que vão além dos limites e desafiam o status quo. Com a criação do Fintech 365, unimos as startups mais inovadoras e as principais instituições financeiras para ajudar a acelerar a sua transformação digital”, destaca Andrea Rubei, Marketing and Operations Executive Director da Microsoft Portugal.

O Fintech 365 está dividido em quatro fases: a primeira, que consiste na comunicação dos desafios e na alocação das startups à instituição financeira com que vão trabalhar; numa segunda fase, serão definidos os objetivos da prova de conceito, assim como os seus requisitos técnicos e legais; na terceira fase, as startups vão partir para a implementação das suas propostas; e por fim, na fase final, os projetos serão apresentados numa sessão onde se pretende extrair aprendizagens e definir estratégias de próximos passos.

As candidaturas estão a decorrer até dia 5 de março no site do programa e pode participar qualquer startup fintech estabelecida no mercado que tenha desenvolvido um produto tecnológico para o setor financeiro.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado