Warpcom moderniza rede tecnológica do Novo Banco com solução SD-WAN

O integrador tecnológico ibérico de capital 100% português, foi selecionada pelo Novo Banco para apoiar a renovação da sua rede WAN de modo a responder à evolução tecnológica e à crescente digitalização dos seus serviços.

O objetivo principal era dispor de uma solução mais resiliente, segura, rápida e escalável. Paralelamente,  a instituição bancária pretendia reduzir a complexidade na gestão diária, obter uma melhor monitorização  e alarmística e garantir uma autenticação expansível ao universo do Banco. 

Face à oportunidade de investir numa renovação tecnológica, como normalmente sucede neste tipo de  projetos evolutivos, a equipa de engenharia elaborou uma pesquisa de mercado e efetuou uma pré seleção de equipamentos e fabricantes, com vista a desenvolver uma prova de conceito. 

“Na sequência do processo de seleção, sendo a Warpcom um integrador tecnológico com profunda  experiência em tecnologia e comunicações, foi com muita naturalidade que os convidámos a participar  nesta iniciativa estratégica. Além disso, também pesou o facto de deter estreitas parcerias com os  principais players que atuam na área, garantindo as competências e a independência necessárias. Uma  vez que se tratava de uma tecnologia inovadora, disruptiva e ainda inexistente no mercado português,  era uma oportunidade excelente para ambas as equipas trabalharem em conjunto num caso prático e  num ‘laboratório’ com uma rede da dimensão da do Novo Banco”, explica Paulo Henriques, Diretor do  Novo Banco. 

A Warpcom foi assim o parceiro escolhido para apoiar o Novo Banco ao longo de todo este processo. A  metodologia da Warpcom foi baseada em três etapas: workshops técnicos para aferir as necessidades  existentes e resultados esperados, apresentação da abordagem SD-WAN como melhor resposta aos  desafios do Novo Banco e identificação das principais características diferenciadoras entre os vários  fabricantes. Com recurso aos seus laboratórios tecnológicos in house, a Warpcom testou, numa fase  preliminar, as soluções que melhor respondiam aos requisitos do Novo Banco. Posteriormente, aquela  que viria a ser a solução escolhida, Cisco SD-WAN, foi testada já no ambiente da instituição bancária, com  o acompanhamento da equipa de engenharia especializada da Warpcom. 

Relativamente à seleção do fabricante/solução, o responsável do Novo Banco revela que “O processo não  foi fácil pois, além de termos de ultrapassar os bugs encontrados e adaptarmo-nos às alterações que  todos os fabricantes selecionados introduziam regularmente nos equipamentos, no final todas as  provas de conceito acabaram por se realizar com sucesso, apesar de algumas diferenças funcionais e  operativas entre os vários participantes. Para a decisão, pesou também a reputação da Cisco e a sua  representatividade local em Portugal”.

Graças à abordagem da Warpcom, foi possível melhorar no Novo Banco o conhecimento técnico interno  sobre SD-WAN, testar o grau de maturidade das soluções em termos técnicos, operativos e de suporte, e  proteger o retorno do investimento.  

Os utilizadores percecionaram desde logo uma maior rapidez de navegação nas aplicações e, como a  implementação foi alinhada temporalmente com a de uma solução de colaboração (email,  videoconferência, file-share), foi possível evitar constrangimentos com potencial impacto no sucesso e na  adoção destas novas ferramentas, sem necessidade de ter de escalar a infraestrutura ou aumentar os  débitos de comunicações. 

Em relação aos benefícios imediatos que esta mudança trouxe, sobressaem as facilidades derivadas de  uma gestão centralizada do parque de equipamentos e das suas configurações, o que permite reduzir os  erros associados ao trabalho manual e/ou de inconsistência que impactam severamente a segurança e a  operacionalidade. A médio prazo, para além das “camadas de serviços” que poderão ser acrescentadas  ao tratamento do tráfego nas agências, o Novo Banco abordará em maior escala a possibilidade de  utilização de meios de comunicações diversificados e com custos mais reduzidos, diminuindo assim ainda  mais o TCO da solução. 

“O sucesso que tornou simples e ‘silencioso’ um projeto complexo de infraestrutura alargada,  implementado num contexto adverso com a pandemia, resultou sobretudo da excelente interação  entre as equipas da Warpcom e Novo Banco, no desenho e dimensionamento da solução, juntamente  com o rigor do planeamento e o profissionalismo e competência de execução no terreno”, conclui o  responsável do Novo Banco sobre a parceria entre ambas as empresas.  




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