“Inteligência Artificial no Setor do Retalho” em debate na primeira sessão do FórumIA

FórumIA – Inteligência Artificial em Portugal, organizado pelo Programa INCoDe.2030, irá realizar a sua primeira sessão online, amanhã, 11 de fevereiro, com o tema “Inteligência Artificial no Setor do Retalho”. Trata-se da primeira de um ciclo de sessões, que serão realizadas ao longo do ano, onde se procurará conhecer, compreender e aprender com os desenvolvimentos da investigação e inovação da Inteligência Artificial (IA) em Portugal.

Na primeira sessão do FórumIA – Inteligência Artificial em Portugal, pretende-se analisar a utilização da tecnologia IA no retalho alimentar, um setor que representa 11% do PIB de Portugal, conhecer os resultados alcançados e entender os desafios da aplicação da IA pelas grande e pequenas empresas do setor.

“Quem são os clientes? Onde devem ser abertas as próximas lojas? Como obter informação automática sobre a previsão e reposição de stocks? Como podemos ter acesso aos últimos desenvolvimentos de investigação?” Estas e muitas outras questões são hoje respondidas em contexto empresarial através de soluções de inteligência artificial que ajudam as empresas a posicionarem-se e serem mais competitivas e eficientes.

A reflexão sobre as mudanças que a utilização da inteligência artificial tem trazido às empresas da área do retalho alimentar será conduzida por Alípio Jorge, Coordenador da AI Portugal 2030 e irá contar com a participação das empresas SONAE MC, LTP e Jerónimo Martins, a visão académica de um investigador da Fraunhofer&FEUP, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), enquanto associação que agrega as empresas de distribuição, e a ASAE, que fiscaliza a utilização que é feita dos dados recolhidos. Também a Agência Nacional de Inovação irá dar a conhecer os apoios às empresas para a utilização deste tipo de tecnologia para o melhoramento dos processos das empresas.

Este Fórum, dedicado à Inteligência Artificial, foi criado e pensado para mostrar e até desmistificar mais e melhores práticas desta tecnologia para a nossa sociedade. Queremos chegar a um público mais alargado, trazendo este tema para a agenda do dia, preparando as pessoas e as empresas para os benefícios e eventuais riscos que possam surgir com a adoção desta tecnologia. Para isso iremos sempre contar nestas sessões com a participação dos diversos tipos de atores para uma melhor compreensão dos desenvolvimentos da investigação e inovação da IA em Portugal”, salienta Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador Geral do Programa INCoDe.2030.

A primeira sessão do FórumIA – Inteligência Artificial em Portugal vai decorrer em formato online e está agendada para as 10 horas. O evento é gratuito, com inscrição prévia, através do site do Programa INCoDe.2030 (https://www.incode2030.gov.pt/).

Ao longo de 2021, o FórumIA – Inteligência Artificial em Portugal vai trazer a debate a utilização da inteligência artificial em vários setores como o ambiente, a administração pública, o emprego, a comunicação, entre muitos outros, sempre com intervenientes da esfera pública, privada e da academia.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado