No passado, o processo de acesso à informação era moroso, centralizado e gerador de muitas ineficiências.

Esta solução tecnológica permitiu a OCP Portugal aumentar a competitividade, a eficiência e a rentabilidade, estando neste momento em avaliação a aposta em Machine Learning e Inteligência Artificial.
Com sede e administração na Maia, a empresa comercializa e distribui produtos farmacêuticos em todo o território nacional. Com seis centros de distribuição, conta com mais de 1900 clientes, o que corresponde a cerca de 3000 entregas diárias.
No decorrer das alterações legislativas ocorridas na última década e meia no estatuto do medicamento e do restante enquadramento e evolução do setor, a indústria farmacêutica tem vindo a sentir uma particular necessidade de reinvenção. Neste novo quadro, a informação passou a ser um ativo ainda mais valioso, fundamental para tomadas de decisão mais ágeis e precisas.
No passado, o processo de acesso à informação era moroso, centralizado e gerador de muitas ineficiências. Com a necessidade de ter acesso mais rápido, preciso e facilitado à informação, a OCP Portugal escolheu a BI4ALL para implementar uma solução de Data Analytics. A implementação da solução abrangeu os departamentos de IT, Sales, Customer Service, Procurement, Supply Chain, Operations, Finance e Controlling, tendo a envolvência dos utilizadores chave de cada uma das áreas sido a base do sucesso desta solução, de forma a garantir o total alinhamento entre as necessidades, expectativas e resultados da organização.
De acordo com António Sá, Diretor de Sistemas de Informação da OCP, o principal desafio da empresa era “implementar um sistema de suporte à decisão com informação fiável, verdadeira e atualizada que permitisse ao negócio total autonomia na sua consulta, extração e manuseamento, reduzindo ou mesmo eliminando a dependência da equipa de IT”. Sobre o balanço a tecer após a implementação da solução, o responsável avança que “a BI4ALL, como conhecedora das melhores práticas de gestão deste tipo de projetos, da tecnologia a aplicar, alinhada com uma forte gestão de expetativas e de projeto do lado da OCP Portugal, contribuiu para que o resultado da equação seja francamente positivo e encorajador, com aplicabilidade em futuros projetos. A ponte estabelecida pela BI4ALL entre o negócio e a tecnologia foi essencial para a criação de valor que obtivemos”.
José Oliveira, CEO da BI4ALL, afirma que “O caso da OCP Portugal é mais um exemplo que permite identificar inequivocamente as vantagens que as soluções de Data Analytics trazem às organizações, sendo uma mais valia chave para o sucesso do negócio”.