Consultoria em TI: principais desafios em 2021

Num ano em que o setor dos serviços vai continuar a enfrentar os desafios inerentes à pandemia de COVID-19, as empresas dedicadas à Consultoria têm diante de si um panorama exigente, que obriga a adaptações e a uma resiliência como nunca antes.

A Mind Source, empresa especializada em projetos de Consultoria de Tecnologias de Informação e Processos de Negócio, aborda estes principais desafios e define linhas de ação para 2021.

Desafio 1: Recursos Humanos
Se a contratação e retenção e talento foi sempre uma dificuldade para as empresas que fazem consultoria de tecnologias de informação e comunicação, torna-se neste ano uma preocupação maior do que nunca. O mercado de trabalho apresenta necessidades muito específicas e obriga a uma procura acérrima de profissionais de TI com as competências fulcrais para responder às exigências do mercado. As empresas nacionais não só têm de lidar com a concorrência de players internacionais, como precisam em 2021 de criar incentivos e condições que permitam a contratação e retenção de equipas que trabalham em ambientes mistos ou em casa durante grande parte do tempo.

Desafio 2: Criação de plano estratégico
Delinear um plano estratégico de crescimento apresenta sempre desafios adicionais, mesmo em anos “normais”. Face ao que aconteceu em 2020 e ao que se apresenta para 2021, a criação de um plano de ação num ambiente de grande incerteza revela-se particularmente complexa. Para este ano, as empresas de consultoria de TI ver-se-ão confrontadas com a necessidade de conquista de mais projetos e de diversificação de atividades para continuar a crescer face ao ano transato.

Desafio 3: Gestão emocional e motivacional
O ano passado obrigou grande parte das equipas das empresas de consultoria de TI a trabalharem num ambiente misto ou quase sempre em casa. O distanciamento dos colegas, a inexistência de contacto humano com os restantes membros da equipa e com clientes e parceiros e as implicações de trabalhar em casa – amiúde com filhos e outras pessoas – coloca sobre os profissionais um stress adicional que não deve ser ignorado. Neste campo, as empresas devem esforçar-se por encontrarem planos que privilegiem o equilíbrio emocional e motivacional das equipas, assegurando o reforço da relação de confiança entre a empresa e os colaboradores e garantindo a saúde mental das equipas em teletrabalho. Para esse fim, a Mind Source lançou em Março do ano passado o Health Program, um programa concebido para lidar com as exigências impostas pela pandemia COVID-19 e que visa apoiar os seus colaboradores, a trabalharem em casa desde o primeiro trimestre de 2020.

Rui Reis, Executive Director da Mind Source afirma que  “as empresas que trabalham na área da consultoria de TI enfrentam um mercado muito dinâmico e inovador, pautado pela rápida mutação de fatores influenciadores de performance e pela inovação tecnológica inerente a esta área. O ambiente em que trabalhamos hoje vem lançar novos desafios às organizações e estas devem encontrar rapidamente planos de combate para fazer face a um ano de 2021 que será particularmente exigente”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado