Os Desafios do Mercado de Cloud: Como ganhar agilidade na era do trabalho remoto?

Por Miguel Almeida, Create IT

O mercado CSP (Cloud Solution Provider) assenta na compra e venda de soluções tecnológicas através da Cloud, sejam estas soluções de colaboração ou outro tipo de software. O mundo CSP e da distribuição é um mercado cada vez mais desafiante e exigente, exigência esta que se veio a agravar com a pandemia que se instalou a nível mundial e a necessidade de trabalhar remotamente.

Muitas empresas e instituições não estavam prontas para este salto tecnológico e viram-se obrigadas a adquirir software e soluções colaborativas de forma rápida e ágil, com vista a satisfazer as necessidades das suas organizações. Aos Parceiros que vendem estas soluções através da Cloud foi exigida uma demanda crescente por parte dos seus clientes, onde por exemplo instituições como escolas e faculdades necessitavam de adquirir mais licenças de software para poderem continuar a lecionar. Com o aumento dos pedidos torna-se fulcral para o sucesso de um parceiro CSP que este consiga atender os pedidos em tempo útil, nunca podendo descuidar aquele que já era o seu negócio anterior. Assim sendo, existe agora a necessidade de manter o negócio, adquirir estas novas licenças, ajudar os clientes, gerir margens de lucro ou descontos bem como a própria gestão interna das equipas afetas a estes temas. A quantidade de tempo que cada um destes processos acarreta para uma empresa pode tomar grandes proporções se as empresas não contarem com um sistema centralizado de informações e controlo. E numa altura em que instituições como Hospitais necessitam destes serviços, falhar não é uma opção.

Como atuadores em clientes cloud espalhados por mais de 24 nacionalidades foi possível perceber o aumento na demanda que estas empresas sofreram com o aparecimento do Covid, não só em Portugal, mas também no resto do mundo. 

Assistimos a situações em que organizações no campo da educação tinham a necessidade de atualizar o seu número de licenças diariamente, consoante a entrada de docente e alunos, garantindo assim condições de acesso para todas as pessoas envolvidas. Do ponto de vista de gestão de um cliente como uma faculdade, o CSP tem desafios enormes no atendimento, uma vez que o tempo necessário para gerir diariamente os softwares deste único cliente passa a ser bloqueante. Foi em situações como estas que os CSPs tiveram a necessidade de automatizar processos, reduzir custos de tempo associados a tarefas, entre outros. Tiveram de dar controlo a instituições para estas gerirem as suas próprias necessidades, sem ter de recorrer ao CSP diretamente para adquirir mais software, poderem ter um espaço onde consultar o seu ponto atual e os seus gastos, bem como comprar mais e alterar quantidades quando necessário, de forma individual e ágil. Só assim foi possível que todas as organizações vissem as suas necessidades satisfeitas em tempo real, reduzindo burocracias, tempo de espera e perdas de informação.

Nos dias de hoje, mais do que nunca, sentimos que são necessárias ferramentas que ajudem a poupar tempo e recursos, ferramentas que façam a diferença na vida das pessoas. Que possibilitem a hospitais terem as suas licenças de software disponíveis em tempo real, que possibilitem instituições de ensino continuarem a lecionar e instruir as futuras gerações, que permitam que empresas não parem a sua operação e continuem a laborar.




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