Chromebook com processadores móveis AMD Ryzen pode ser a solução para mobilidade das equipas de vendas

Uma anuncio feito antes do CES 2021 virtual, o Enterprise Spin 514 chega ao mercado por 799 € preço um pouco a cima dos Chromebooks premium mas ainda assim dentro da media aceitável para este tipo de maquina.

Por João Miguel Mesquita

Em setembro passado, a AMD anunciou seus primeiros chips Ryzen da série C, com a intenção expressa de permitir que os fabricantes desenvolvessem mais Chromebooks baseados em seus chips Ryzen. Essa intenção deckarada começa a recolher frutos, já que a Acer anunciou o Chromebook Spin 514, seu primeiro Chromebook a usar os processadores móveis Ryzen da AMD.

acer chromebook spin 514
O Chromebook Spin 514 da Acer é o primeiro laptop a usar a CPU Ryzen C da AMD

Embora a AMD tenha entrado pela primeira vez no mercado de Chromebooks com versões de seus chips da série A em 2019, o verdadeiro avanço foi em 2020, quando a AMD anunciou que as versões dos seus chips Ryzen seriam projetadas para o mercado de Chromebooks. Estes Chromebook Ryzens da série C são ramificações da boa série Ryzen Mobile 3000 , e não dos chips Ryzen Mobile 4000 mundialmente conhecidos. Ainda assim, estamos a falar de Chromebooks, com um designo modesto de desempenho.

acer chromebook spin 514

O Chromebook Spin 514 da Acer será baseado no Ryzen 7 3700C ou no Ryzen 5 3500C, ambos APUs que incluem o núcleo da CPU e gráficos integrados. Os laptops terão bateria de longa duração – até dez horas, diz a Acer – bem como durabilidade de especificação militar (MIL-STD 810H) que deve permitir que sobreviva a quedas de até 48 polegadas sem danos. 

Talvez por causa da robustez ou da bateria, no entanto, o Spin 514 pesa certa de 1,5kg. É feito de alumínio anodizado com jato de areia e apresenta um padrão de corte de diamante na tampa superior e no touchpad, afirma a Acer. Com um ecrã de 14 polegadas, revestido com o Gorilla Glass.

acer chromebook spin 514
Como um conversível de 360 ​​graus, o Spin 514 pode ser dobrado em vários modos diferentes.

Por dentro, as especificações são quase como as de um PC: até 16 GB DDR4 DRAM e até 256 GB de armazenamento SSD integrado – bastante RAM e memória de estado sólido. Wi-Fi 5 de banda dupla e Bluetooth 5.0 fornecem conectividade.

Embora o teclado do Spin 514 não seja à prova d’água, é iluminado. Atrás do teclado e do ecrã residem dois microfones, para garantir a qualidade de som necearia para uma videochamadas e também com o Google Assistente integrado.

Não restam dúvidas que tendo em conta as capacidades desta maquina, em sitónia com uma estratégia de cloud bem desenhada, assente nas soluções Google Cloud, pode ser o equipamento certo para a mobilidade de uma equipa de vendas de uma PME.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado