171 startups portuguesas candidatas aos “Prémios Empreendedor XXI”

A 4ª edição destes prémios decorrem em paralelo, em Portugal e em Espanha, no caso dos “Prémios Territoriais” (duas regiões em Portugal e 17 em Espanha), e em conjunto, nos “Prémios Desafios”, que serão atribuídos em junho de 2021.

A 4.ª edição em Portugal dos Prémios Empreendedor XXI (PEXXI) recebeu um total de 171 candidaturas de startups portuguesas, um aumento de 23% face à edição de 2019 (139). Os PEXXI são uma iniciativa anual dinamizada pelo BPI, em Portugal, e pelo CaixaBank, em Espanha, através da DayOne, uma divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e seus investidores. 

As empresas vencedoras dos dois “Prémios Territoriais” em Portugal – um para a zona Norte e Centro, e outro para Lisboa, Sul e Ilhas – serão conhecidas em maio de 2021 e receberão a distinção no âmbito de um Innovation Summit. Este evento vai reunir os principais players do ecossistema empreendedor, tecnológico e investidor em Portugal.

Os PEXXI decorrem em paralelo, em Portugal e em Espanha, no caso dos “Prémios Territoriais” (duas regiões em Portugal e 17 em Espanha), e em conjunto, nos “Prémios Desafios”, que serão atribuídos em junho de 2021. A estes últimos concorrem todas as empresas candidatas (portuguesas e espanholas) aos oito desafios destacados. No total, candidataram-se a esta edição 955 empresas dos dois países.

Em Portugal, esta iniciativa conta, pelo terceiro ano consecutivo, com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), evidenciando a importância do apoio às empresas inovadoras e empreendedoras.

Prémios monetários e acesso a formação internacional

Nesta edição dos PEXXI serão atribuídos dois prémios em Portugal: um no território Norte e Centro e outro no território Lisboa, Sul e Ilhas. Cada vencedor receberá 5 mil euros.

Em junho de 2021 será atribuído um prémio às empresas mais inovadoras e com maior potencial para resolver os desafios apresentados pela sociedade na nova normalidade, selecionadas entre todas as candidaturas recebidas em Portugal e Espanha. Foram definidos oito “Desafios”, em função da resposta aos desafios que a sociedade irá enfrentar no futuro: CidadeXXI (cidades sustentáveis), ViveXXI (hotelaria e turismo), Bem-EstarXXI (saúde dos cidadãos), SementeXXI (setor agroalimentar), PlanetaXXI (sustentabilidade do meio ambiente), BancaXXI (setor financeiro), JuntosXXI (impacto social) e DeepTechXXI (ciência e tecnologia). Os vencedores de cada um dos desafios recebem um prémio no montante de 15 mil euros.

Todos os vencedores (territoriais e dos desafios), bem como um finalista de cada desafio, terão também acesso a um programa de acompanhamento internacional num dos principais hubs de inovação mundial e a um programa de mentoring, com o acompanhamento de especialistas de cada setor.

Desde a sua criação, em 2007, os PEXXI acompanharam mais de 400 empresas e investiram cerca de 6 milhões de euros em prémios. Os vencedores, para além dos prémios, destacam a visibilidade, o prestígio e o acesso a contactos de referência proporcionados pelos PEXXI.

Investors Day Empreendedor XXI

As 19 empresas vencedoras dos Prémios Territoriais e as 16 empresas vencedoras e finalistas dos Prémios Desafios participarão no Investors Day Empreendedor XXI, uma jornada que tem como objetivo estabelecer o contacto entre as startups vencedoras dos PEXXI e os principais corporates e investidores do ecossistema com interesse em inovação, que está prevista para o mês de junho de 2021.

Programa DayOne Open Innovation

Em 2021 decorrerá novamente a iniciativa “DayOne Open Innovation Program”, que vai selecionar uma empresa para colaborar numa área de negócio do grupo CaixaBank. A empresa selecionada de cada desafio apresentado receberá 15 mil euros para realizar uma prova de conceito ou um projeto-piloto com o CaixaBank.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado