Apesar de a economia estar congelada a nível mundial em consequência dos sucessivos lockdowns causados pela COVID-19, Lydia tem mais utilizadores em 2020 do que em qualquer outro ano desde a sua existência.

Lydia, uma das plataformas de serviços financeiros móveis de crescimento rápido na Europa, anunciou mais uma extensão da ronda Série B, com 86 milhões de dólares adicionados, mediada pela Accel – empresa mundial de capital de risco. O financiamento total da Série B soma agora 131 milhões de dólares fazendo com que seja a maior ronda realizada por uma fintech francesa. Os principais acionistas participaram ativamente para financiar o crescimento e a expansão acelerada da Lydia, de forma a ser considerada uma one-stop shop para todas as necessidades financeiras da geração que recorre ao telemóvel para todas as suas ações. Amit Jhawar, ex-general manager da Venmo e parceiro de risco da Accel, lidera agora o investimento realizado e passará a fazer parte do Conselho de Administração.
Apesar de a economia estar congelada a nível mundial em consequência dos sucessivos lockdowns causados pela COVID-19, Lydia tem mais utilizadores em 2020 do que em qualquer outro ano desde a sua existência, ultrapassando o grande limite de quatro milhões de utilizadores no início do quarto trimestre. Com mais clientes na plataforma, Lydia cresceu acima de 100% no último ano, demonstrando assim um enorme valor da sua rede, que continua a crescer exponencialmente. As funcionalidades financeiras da app, como o cartão de débito, contas partilhadas e depósitos diretos, estão a conquistar os utilizadores. À medida que a pandemia avança, a procura por experiências móveis que ajudam a ter um maior controlo das finanças pessoais aumenta.
O novo financiamento será aplicado para acelerar o percurso dos produtos Lydia que, através de recursos digitais bancários e financeiros simples, mas poderosos, irão avaliar as alterações das preferências do consumidor face às aplicações móveis. A empresa também vai beneficiar do investimento angariado para expandir a sua área geográfica. Em 2020, a Lydia lançou as bases necessárias para a expansão internacional, nomeadamente com o seu lançamento de sucesso em Portugal, e prevê aumentar para mais zonas da Europa já em 2021.
“As incertezas de 2020 levaram a geração mais jovem a procurar um maior controlo e conhecimento da sua situação financeira em tempo real”, disse Cyril Chiche, co-fundador e CEO da Lydia. “Este investimento não só nos permitirá responder mais rápido às necessidades dos nossos clientes e introduzi-los em novos mercados, mas também beneficiar da vasta experiênciade Amit, que desenvolveu a Venmo, e da equipa da Accel com ligação a algumas das empresas B2C mais bem-sucedidas do mundo. Acredito que a Lydia tem agora tudo o que é necessário para se tornar uma super-app financeira líder da Europa.”
“A equipa Lydia derrubou um verdadeiro obstáculo para o cliente com a criação de experiências que são igualmente eficazes e simples, garantindo quase 100% de crescimento orgânico por parte do utilizador. A paixão dos clientes Lydia e a capacidade da empresa ao construir uma rede sem comprar utilizadores sempre me conquistaram e relembraram Venmo. Lydia define uma categoria em França, tal como como Venmo inventou os pagamentos peer-to-peer nos EUA”, afirmou Amit Jhawar, parceiro de risco da Accel. “Assim que conheci o Cyril e o resto da equipa, percebi que tinha de fazer parte da próxima etapa de crescimento da Lydia, e, por isso, encontrar uma oportunidade para investir na empresa.”