Os mais recentes desenvolvimentos da IBM Research permitem melhorar as capacidades do Watson em compreender a linguagem natural com mais precisão e maior confiança nos resultados.
A IBM anunciou novas capacidades para o IBM Watson, desenhadas para ajudar a escalar a utilização de Inteligência Artificial (IA) nas empresas. Desenvolvidas pela IBM Research, estas novas capacidades permitem melhorar a automação de IA, disponibilizar um nível mais alto de precisão no processamento de linguagem natural (PLN) e promover uma maior confiança nos resultados derivados de predições de IA.

As novas capacidades do Watson
• Reading Comprehension (compreensão de leitura) baseada num sistema inovador de perguntas e respostas (QA) da IBM Research. Atualmente em versão beta no IBM Watson Discovery, está planeada como uma nova funcionalidade que pode ajudar a identificar respostas mais precisas para questões de linguagem natural relativas a um vasto conjunto de documentos empresariais complexos. Também disponibiliza um sistema de pontuações que indica o grau de confiança que existe em cada resposta.
• FAQ Extraction (Extração de FAQ) que utiliza uma nova técnica de PLNda IBM Research para automatizar a extração de pares de perguntas e respostas a partir de documentos de FAQ (perguntas frequentes). Atualmente em versão beta nos recursos de pesquisa do IBM Watson Assistant, está planeado como um novo recurso para ajudar as empresas a manterem os seus assistentes virtuais atualizados com as respostas mais recentes e reduzir o tempo que se consome no processo de atualizações manuais.
• Um novo modelo de classificação de intenções está agora disponível no IBM Watson Assistant. Foi projetado para entender com mais precisão o objetivo ou intenção do utilizador final ao interagir com um assistente virtual e para permitir que os administradores acelerem a aprendizagem do sistema. O modelo fornece resultados mais precisos a partir de menos dados em comparação com sistemas comerciais 1, o que pode ajudar as empresas a lançarem assistentes virtuais em poucos dias e, ao mesmo tempo, obtendo alta precisão.
• O IBM Watson Discovery agora inclui suporte para 10 novos idiomas, incluindo Bósnio, Croata, Dinamarquês, Finlandês, Hebraico, Hindi, Norueguês (Bokmål), Norueguês (Nynorsk), Sérvio e Sueco. A IBM tem continuado a adicionar suporte a mais idiomas para ajudar as empresas a criarem soluções de PLN de nível empresarial global.
“Este ano mostrou-nos que o verdadeiro poder da IA está em ajudar as empresas a agir e responder às mudanças em tempo real. Isso significa minutos e horas – não semanas ou meses”, afirma Daniel Hernandez, General Maganer de Data and AI, IBM. “As novas capacidades de IA que hoje anunciamos são mais um exemplo de como os avanços pioneiros de IA provenientes da IBM Research nos ajudam a criar inovações na linguagem, na automação e na construção de confiança no IBM Watson que estão a mudar a dinâmica das empresas de todos os tamanhos e em todos os setores.”
Avanços nas capacidades de gestão de IA para ajudar a construir confiança e transparência nos resultados das empresas
A IBM também anunciou planos para comercializar os’IA Factsheets’ desenvolvidos pela IBM Research como parte do Watson Studio no Cloud Pak for Data ao longo do próximo ano. Assim, como os rótulos nutricionais de alimentos ou os folhetos informativos de eletrodomésticos, os IA Factsheets são feitos para fornecer informações sobre as características importantes de um produto. Padronizar e divulgar essas informações ajudará a construir confiança nos serviços de IA em todo o setor.
Para complementar, IBM Services for AI at Scale, uma nova oferta de consultoria que disponibiliza às empresas uma framework, metodologia e tecnologias subjacentes para guiar as organizações no seu caminho para uma IA confiável e ética. O IBM Cloud Pak for Data também tem novas capacidades para fornecer uma base completa para IA que pode correr em qualquer cloud.