OutSystems acelera estratégia digital do Montepio

Soluções omnicanal para clientes diretos e parceiros, permitindo solicitações e aprovações de crédito 48 vezes mais rápidas e sem necessidade de intervenção da equipa em 90% dos casos.

Através do programa de transformação digital ‘Matrix’, a instituição bancária desenvolveu soluções omnicanal para clientes diretos e clientes dos seus parceiros de negócios. Com a OutSystems, o processo de solicitação e aprovação de crédito foi acelerado para menos de 30 minutos em vez de um ou mais dias, ou seja, 48 vezes mais rápido do que acontecia antes e sem necessidade de intervenção manual. Agora, 90% dos clientes concluem o seu pedido sem a necessidade de qualquer intervenção da equipa de atendimento ao cliente. Além de ser mais rápido e conveniente para os consumidores, também permite que a equipa de atendimento ao cliente se concentre no atendimento a outro tipo de solicitações dos clientes. 

Este programa foi criado com o objetivo de proporcionar aos clientes formas rápidas, cómodas e 100% digitais de se candidatarem a contratos de crédito, com experiências digitais inovadoras incorporadas aos processos de vendas dos seus intermediários.

Face à crescente concorrência de grupos bancários multinacionais, o Montepio Crédito apostou na diferenciação, pelo que este programa foi criado com o objetivo de digitalizar por completo a experiência do cliente, para que este possa realizar um contrato de crédito de forma mais prática, com ou sem o envolvimento de um intermediário.

O Montepio Crédito sentiu necessidade de transformar a experiência do cliente, tornando-a mais rápida, automatizada e 100% digital para poder competir e crescer no market share. Estamos confiantes que esta aposta é uma mais-valia para os nossos clientes, para os nossos intermediários e também para a equipa interna“, afirma Pedro Gouveia Alves, Presidente do Conselho de Administração do Montepio Crédito.

Nesta fase, o programa ‘Matrix’ do Montepio Crédito envolve duas plataformas estratégicas: mycreditech.com, que apoia o seu canal direto, e a Creditech, que dá suporte aos canais de vendas indiretos, esta última com data prevista de lançamento no final de 2020.

O programa de transformação digital ‘Matrix’ é um projeto previsto há vários anos e a OutSystems está agora firmemente estabelecida no software do Montepio Crédito. Os próximos desenvolvimentos incluem um novo portal de clientes, que irá facilitar aos clientes a gestão dos seus contratos de crédito e abrir novas oportunidades de up-sell e cross-sell para outros produtos Montepio Crédito“, afirma Ricardo Ribeiro, Chief Transformation Officer do Montepio Crédito.

O Montepio Crédito não está apenas a transformar o seu negócio, mas também a sua abordagem para o desenvolvimento ágil de produtos digitais. Com a OutSystems, o Montepio Crédito tornou-se muito mais ágil, o que está a fazer a diferença na empresa e junto dos clientes e parceiros de negócio.

A integração foi um fator de decisão crucial para a escolha da OutSystems. Numa prova de conceito, foi possível envolver o sistema ERP financeiro do Montepio Crédito com um middleware OutSystems e, de seguida, expor os serviços das apps OutSystems como um ecossistema de API. A velocidade com que foi possível desenvolver essas integrações, em conjunto com a facilidade de criar ótimas experiências de utilizador para web e dispositivos móveis, deu-nos a confiança necessária de que a OutSystems era o parceiro de tecnologia certo para o programa Matrix“, reforça Ricardo Ribeiro. 

A equipa de projeto contou com mais de 20 pessoas, incluindo arquitetos, técnicos e especialistas em segurança da informação do Banco Montepio, especialistas em design, especialistas em UI/UX e representantes de várias áreas do Montepio Crédito. Representantes de parceiros de canal e clientes também participaram em workshops de design thinking. O Montepio Crédito fez uma parceria com a Theros, um parceiro da OutSystems com muita experiência na indústria de serviços financeiros.

A primeira fase do projeto concentrou-se no envolvimento do sistema ERP financeiro já existente com uma layer de serviços ágeis criada em OutSystems. Isto facilitou a ligação dos sistemas de envolvimento ao ERP – que o Montepio Crédito continuou a utilizar de forma inalterada – como sistema de registo e mecanismo de cálculo. A integração com vários serviços de terceiros foi uma das principais prioridades. Esses serviços incluíam OCR, serviços de verificação de crédito e Autenticação.gov, o sistema de identificação, autenticação e assinatura digital do Governo Português.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado