Salesforce vai mesmo comprar a Slack

Por João Miguel Mesquita

Os rumores foram confirmados. A própria Salesforce confirmou sua intenção de adquirir a Slack, uma empresa líder no ramo de colaboração empresarial em computação na nuvem. Uma espécie de “favo de mel” disputado por gigantes como Microsoft, Google e Amazon e que finalmente vai acabar nas mãos da empresa de tecnologia fundada por Marc Benioff (seu atual CEO) por 27,7 mil milhões de dólares.

Com esta mudança, a Salesforce expande os recursos de seu software para que as empresas possam conectar seus funcionários, clientes e parceiros entre si e com as aplicações que usam. Por outro lado, aumenta a competição com uma de suas maiores rivais, a Microsoft , que para além de atuar na área de CRM é uma gigante no mercado de colaboração corporativa; na verdade, o Teams já é usado por 115 milhões de pessoas (um sucesso que tem sido ajudado pelo boom da videoconferência resultante da pandemia e pelo facto de este software estar integrado gratuitamente no popular pacote Produtividade do Office 365).

A Salesforce anunciou que planeia fechar a transação no segundo trimestre do ano fiscal de 2022, assim que as autoridades e os próprios acionistas da Slack derem luz verde para a operação. De acordo com os termos do acordo, os acionistas da Slack receberão 26,79 dólares em dinheiro e 0,0776 ações ordinárias da Salesforce para cada ação da Slack (representando o valor da empresa mencionado acima de cerca de 27,7 mil milhões de euros.

“Esta união faz-se no céu”, nas palavras de Benioff. “Juntos, Salesforce e Slack irão moldar o futuro do software de negócios e transformar a maneira como todos trabalham num mundo totalmente digital , operando de qualquer lugar.”

A visão de Stewart Butterfield, CEO e cofundador da Slack, segue a mesma linha: “A oportunidade que vemos juntos é enorme. Como o software desempenha um papel cada vez mais crítico no desempenho de cada organização, compartilhamos uma visão de menos complexidade, maior poder e flexibilidade e, finalmente, um maior grau de alinhamento e agilidade organizacional. Pessoalmente, acho que esta é a combinação mais estratégica da história do software.”

A compra mais cara do Salesforce

A Salesforce, cuja história foi construída em grande parte com base num talão de cheques, é uma empresa com vasta experiência na integração de outras empresas. Em 2019, adquiriu a empresa de visualização de dados Tableau por 5,3 mil milhões de dólares, e em 2018 a Mulesoft, por 6,5 mil milhões de dólares. Mas a Slack’s, de 27,7 mil milhões de euros, é a aquisição mais cara de sua história.

Integrar o Slack nas suas operações é, sem dúvida, um desafio para a Salesforce, que pode escolher, como fez com outras compras que fez, permitir que esta empresa opere como uma unidade autónoma, pelo menos por algum tempo.

Na área de software de colaboração a Salesforce comprou a Quip em 2016, além de lançar uma rede social empresarial (chamada Chatter)  e um portal (Community Cloud); projetos que não foram particularmente bem-sucedidos para a tecnologia. Portanto, agora enfrente esta aquisição cara, mas estratégica.




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