Coffee Break com José Leal [com vídeo]

Conversamos com José Leal, CEO da Ophiomics, que nos revelou que, “É muito gratificante vermos reconhecida a proposta de valor do HepatoPredict e os anos de esforço e trabalho que dedicámos ao seu desenvolvimento.”

Por João Miguel Mesquita

A Ophiomics é uma startup portuguesa de base tecnológica que foi criada em 2015, por José Leal, Joana Cardoso Vaz e o Grupo Germano de Sousa, com o objetivo de desenvolver e disponibilizar soluções de oncologia de precisão. Em 2019, com base em investigação interna da empresa, reposicionam a Ophiomics com um novo modelo de negócio centrado no HepatoPredict, em que Joana Vaz e Jose Leal apostam num mercado global.

Esta Startup foi a grande vencedora da semifinal da 19ª edição dos prémios everis Awards com a solução HepatoPredict, vitória que lhe dá o acesso imediato a um prémio monetário no valor de 17.000€1 e o passaporte direto para a final internacional que decorrerá no final de novembro, e que prevê um prémio global no valor de 70.000€.

A solução apresentada pela startup portuguesa materializa-se num dispositivo médico (IVD – in vitro diagnostics) que permite avaliar com uma taxa de sucesso superior às abordagens atualmente existentes, o nível de sucesso de um transplante hepático em pacientes com cancro do fígado. A solução desenvolvida pela Ophiomics, que integra biomarcadores genómicos e um algoritmo de decisão desenvolvido de raiz com base em machine learning, pretende assim apoiar a comunidade médica na indicação de pacientes para transplante e identificação dos que poderão beneficiar de terapêuticas alternativas.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado