“Tenho Cancro. E depois?”

Tecnologia de ponta da Oracle permite ao Projeto “Tenho Cancro. E depois?” apoiar, orientar e dar informações úteis a todos os que são confrontados com esta doença de forma simples, direta, imediata e sem constrangimentos de horários.

O Projeto “Tenho Cancro. E depois?”, uma iniciativa da SIC Notícias e do Expresso com o apoio da Novartis e da Medis, e a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Sociedade Portuguesa de Oncologia, lançou um Assistente Virtual de Apoio ao Cancro (AVA). Este assistente automático – vulgo chatbot, que se apoia nas tecnologias de ponta de Inteligência Artificial (IA) da Oracle, tem como objetivo apoiar, orientar e dar informações úteis a todos os que de alguma forma são confrontados com esta doença (pacientes, cuidadores, familiares e amigos). Desde o seu lançamento, a AVA já gerou mais de 95.000 conversações.

A AVA, que foi implementada pela Oracle em parceria com a dJomba, uma agência criativa com um forte domínio do digital e uma queda por ideias que mexem com as pessoas e geram resultados, conjuga o Oracle Digital Assistance Cloud Service e a Oracle Autonomous Database – a primeira base de dados autónoma do mundo. 

Recorrendo às funcionalidades de IA da Oracle para compreensão da linguagem natural, a AVA vai aprendendo com as conversações dos interlocutores e dando respostas cada vez mais inteligentes às questões que vão sendo colocadas pelos utilizadores. As respostas dadas, bem como todos os conteúdos carregados, são previamente validados pelos parceiros da área da saúde que integram este projeto, e entre os quais se contam a Liga Portuguesa contra o Cancro, a Sociedade Portuguesa de Oncologia, os IPO de Coimbra e do Porto, a Fundação Champalimaud. Os conteúdos são revistos de forma contínua, de modo a serem permanentemente ajustados da forma mais adequada. 

“As tecnologias autónomas da Oracle permitem que o sistema que suporta a AVA seja gerido com muito pouca intervenção técnica e libertam as equipas para se focarem no que realmente importa: a inserção de novos conteúdos, que permitem gerar respostas e informações cada vez mais completas e sofisticadas. Sem constrangimentos de horários, a AVA informa, ajuda e presta apoio a quem precisa a qualquer hora”, afirma João Borrego, Solutions Engineering Director da Oracle Portugal. “A Oracle, que já tem um vasto leque de projetos semelhantes noutras partes do mundo, orgulha-se de participar num projeto desta natureza, que preservando o anonimato e a proteção dos dados dos utilizadores, no estrito cumprimento das regras do RGPD, torna a interação livre de preconceitos, contribuindo para diminuir a ansiedade e a angústia de quem se confronta com esta situação. Este é um exemplo de como as tecnologias de vanguarda podem contribuir para melhorar e transformar o mundo em que vivemos.”

“A AVA foi a principal novidade – e aposta – em 2020 do projeto “Tenho Cancro. E depois?”. Não foi um desafio fácil. Pensar, programar e produzir conteúdos para um chatbot sobre cancro nunca seria fácil. Não podíamos ser demasiado frios nem demasiados pessoais. Não podíamos dar respostas finais, mas também não queríamos cair no vazio. Queríamos perceber, ajudar e encaminhar para quem percebe, e conseguimos. Com a qualidade dos conteúdos produzidos pela SIC Notícias, a inteligência da dJomba na programação e, finalmente, com a solidez tecnológica da Oracle, conseguimos. Fizemos serviço público,” refere Miguel Pacheco, Diretor de Novos Negócios da Impresa.

“A AVA é um daqueles projetos que tem tudo: um propósito nobre, um desafio tecnológico de vanguarda e um conjunto de pessoas e instituições de vários setores totalmente envolvidas. Enquanto agência de comunicação nativa ao digital, poder, com um só projeto, integrar a excelência dos conteúdos do Grupo Impresa com a robustez tecnológica da Oracle – para criar uma ferramenta que já está a fazer a diferença nas vidas de milhares de pessoas – é o exemplo perfeito do que gostamos e queremos fazer. Já conversaram com a AVA mais de 90 mil pessoas. Pessoas que de uma forma ou de outra se viram confrontadas com o cancro.  Agora, podem contar com a AVA, não apenas para encontrar orientação e respostas, mas também algum conforto,” considera Filipe Girão, Diretor de Negócios da dJomba.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado