A Socialbakers aponta que o número de menções sobre o assunto em perfis de marcas dobrou no Instagram e aumentou consideravelmente no Facebook.

Os podcasts, apesar de relativamente novos, vem ganhando espaço em todo o mundo. A possibilidade de executar os arquivos de áudio em diferentes aplicações e sites, sem a necessidade de visualizar imagens, como é o caso do YouTube, por exemplo, tornam o formato mais fácil de ser consumido nos transportes públicos, trabalho e até durante as tarefas rotineiras em casa.
Com esta facilidade, a ferramenta é cada vez mais usada por criadores de conteúdo e tem conquista mais ouvintes, ainda mais por permitir a segmentação de assuntos e a procura por podcasts específicos de cada tema. Percebendo esta nova postura mundial, o podcast tornou-se num formato de destaque para as marcas durante a pandemia. De acordo com um estudo da Socialbakers o número total de marcas que mencionam este tipo de média atingiu seu pico em abril de 2020.
No Instagram, o número de menções dobrou do ano passado para cá, subindo de 510 em junho de 2019 para um máximo de 1087 em abril deste ano. No Facebook também houve um aumento, subindo de 1512 marcas que postaram sobre o formato 3193 vezes em junho do ano passado, para 2832 marcas que fizeram 6189 posts sobre os programas em áudio em abril de 2020.
O formato é mais uma opção dentre as disponíveis e está a ganhar a atenção das marcas para chegar a diferentes nichos Não é por acaso que um número crescente de marcas já investem no formato. O número de novos podcasts aumenta ano após ano juntamente com a quantidade de ouvintes deste tipo de conteúdo, o que faz com que as marcas possam escolher o podcast mais adequado para representá-las e que esteja diretamente ligado ao seu público.
Se formos analisar os setores que mais mencionaram podcasts no último ano no Instagram e no Facebook, teremos o ramo de Serviços, no qual estão inclusos hospedagem, correio e remessa, transporte, bem-estar, agências e outros, como advogados e cabeleireiros, na liderança.
Ainda segundo o levantamento, as marcas que mais falaram sobre podcasts este ano pertencem ao setor de Serviços, que é líder tanto no Facebook quanto no Instagram com um total de 40% de suas publicações citando os podcasts. E o segundo lugar no ranking fica para o Comércio Eletrônico, no Instagram, e com o Financeiro, no Facebook. Em ambos os setores, cerca de 9% dos perfis de marcas mencionaram podcasts e destes cerca de 15% de suas postagens são sobre o assunto.