Dell revelou nova estratégia sob modelo as-a-service

O Project Apex colocará todo o portfólio de produtos e soluções da empresa sob o modelo as-a-service.

Por Carla Matsu

Dell Technologies anunciou nesta quarta-feira (21/10) uma nova estratégia sob o nome de Project Apex que colocará todo o portfólio de produtos e soluções da empresa sob o modelo as-a-service. A gigante de tecnologia também lançou o que chamou de cloud console de olho no mercado que cresce e se distribuiu entre on premise, multicloud ou ainda caminha para o edge. Os anúncios marcaram o primeiro dia do Dell Technologies World que este ano, aconteceu virtualmente.

Segundo Jeff Clarke, Chief Operating Officer, da Dell Technologies, o Project Apex dará aos clientes uma experiência consistente e simples que vai desde os PCs da Dell até a infraestrutura de TI. Vale lembrar que os esforços renovados da empresa de Michael Dell, que vão em direção a um mundo mais híbrido em termos de armazenamento, vêm um ano depois da companhia lançar o Dell Technologies Cloud. Este pretendia ser, até então, o ponto central para gerir implantações em várias “clouds”.

Em conferência de imprensa, Clarke explicou que o Project Apex será o “guarda-chuva” das soluções sob demanda da Dell. “Estamos a facilitar e a tornar mais flexível o acesso e a estimular serviços de computação e m nuvem”, acrescentou Michael Dell na mesma conferência de imprensa.

Com o Project Apex, clientes poderão contratar serviços de armazenamento, servidores, equipamentos de rede, infraestrutura hiperconvergente, PCs e soluções mais amplas da Dell Technologies – tudo em uma oferta sob demanda.

O reposicionamento da Dell Technologies não é isolado entre os fornecedores de data center. A HPE também anunciou um roadmap que colocará todo seu portfólio como serviço. A transformação digital acelerada das companhias mundo afora justificam os esforços das organizações como Dell e HPE nesse horizonte.

“Até o fim de 2021, a agilidade e a adaptabilidade do consumo de produtos como serviço gerará um aumento de três vezes na demanda por infraestrutura no local entregue no formato de soluções de consumo flexível/como serviço”, destacou Rick Villars, vice-presidente de Grupo, Worldwide Research no IDC.

Um controle único para a nuvem

O mundo multicloud e híbrido atende a diferentes demandas de acordo com as necessidades de cada negócio. A pluralidade é sempre positiva, entretanto, acrescenta camadas de complexidade e tende a sobrecarregar as já sobrecarregadas equipas de TI. A Dell Technologies diz que conta com uma resposta para isso com o seu novo Dell Technologies Cloud Console.

A plataforma on-line propõe-se a unificar e integrar as interfaces de computação em nuvem dos clientes e, claro, é as-a-Service. A Dell promete que, com alguns cliques, os clientes podem navegar por um mercado de serviços e soluções e adquirir uma solução como serviço ou baseada em computação em nuvem para atender rapidamente as suas necessidades. Segundo a empresa, os clientes também podem implantar cargas de trabalho, gerir os seus recursos de clouds múltiplas, monitorizar os seus custos em tempo real e ainda adicionar recursos.

A Dell destacou ainda também a oferta de armazenamento as-a-Service (STaaS), que estará disponível no primeiro semestre de 2021. Integrado ao Dell Technologies Cloud Console, o STaaS oferece serviços escaláveis e elásticos com uma infraestrutura subjacente que pode ser implementada, adquirida e gerida no local pela Dell Technologies.

Disponibilidade

O Dell Tech Cloud Console ​está disponível como prévia pública nos Estados Unidos e a disponibilidade na EMEA (países que compõem Europa, Oriente Médio e África) está planeada para o primeiro trimestre de 2021. O Dell Technologies Storage as-a-Service estará disponível nos EUA no primeiro semestre de 2021.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado