Em tempos de crise mundial provocada pelo COVID-19, o tema é mais relevante do que nunca.

Por Luciano Oliveira – Diretor Geral da OTRS Portugal e Brasil
Celebrar o Mês Internacional de Conscientização sobre Segurança Cibernética sempre aumenta a percepção sobre a importância da segurança cibernética, garantindo que todos tenham os recursos de que precisam para estar mais seguros e protegidos online.
Porém, em 2020 as operações corporativas de cibersegurança mudaram as prioridades tanto e tão rapidamente quando a crise do COVID-19 estourou. Devido ao aumento repentino na atividade de home office, os diretores de segurança da informação (CISOs) se ajustaram para se concentrar mais no estabelecimento de conexões seguras para as forças de trabalho remotas recém-formadas. Os CISOs também tomaram medidas para evitar novas ameaças de rede, que visam trabalhadores remotos, além de reforçar as operações voltadas para negócios e e-commerce após um aumento nas compras online durante os bloqueios da pandemia.
Os desafios enfrentados pelas organizações de segurança cibernética também atingiram os fornecedores de tecnologia. Essas empresas também se empenharam para acompanhar as mudanças nas necessidades dos clientes e instituir novas formas de fazer negócios.
O que o futuro reserva
Para ter sucesso na era pós COVID-19, os provedores de tecnologia devem repensar suas estratégias e ofertas para acomodar um novo cenário de segurança. E, eles devem continuar a monitorar as necessidades dos clientes e ajustar vendas, serviços e treinamentos de acordo.
Embora não haja uma maneira de se proteger 100% contra os cyberataques, as empresas podem implementar as melhores defesas possíveis para tempos curtos de reação com processos certos de segurança de TI.
Durante o mês de segurança cibernética, eu gostaria de chamar atenção especial para os perigos do crime cibernético e encorajá-lo a estar ciente deles diariamente.
2020 muda tudo
Muita coisa mudou em nossa vida privada, bem como em nosso cotidiano profissional. Trabalho remoto e escritório em casa de repente estão presentes para todos, e nossa vida diária é caracterizada por regras e regulamentos.
Existem novos desafios quando se trata de segurança cibernética. Adoção em larga escala de tecnologias de trabalho em casa, atividade intensificada em redes voltadas para o cliente e maior uso de serviços online, todos apresentam novas oportunidades que os hackers têm sido rápidos em explorar.
Para que os processos e a comunicação funcionem sem problemas e com segurança ao trabalhar remotamente, as equipes exigem a segurança de uma solução de gerenciamento de serviço. Assim, a qualidade do serviço pode ser mantida; o planejamento de recursos pode ser realizado apesar das equipes descentralizadas; e os funcionários permanecerão motivados. Mais importante ainda, é também uma excelente base para trabalhar e se comunicar da maneira mais segura possível a partir do escritório doméstico.