e-Commerce: a verdadeira transformação do seu negócio

Com a pandemia algumas empresas perceberam o real impacto da e-commerce na estratégia do seu negócio. O comercio online veio para ficar, e passou a integrar as estratégias comerciais das empresas.

Estudos apontam para um crescimento recorde nos próximos tempos. Além das lojas próprias online, muitas empresas já optam por comercializar os seus produtos e serviços em marketplaces digitais, uma espécie de shoppings online onde o consumidor encontra uma enorme variedade de produtos e serviços. Hoje, é possível vender os seus produtos em vários canais: nas lojas tradicionais, nas lojas online ou nos marketplaces digitais como a Amazon, a OLX, a Dott ou outros.

Explorar o potencial das vendas online, é muito importante, para o desenvolvimento de qualquer negócio, nesta fase. Começar a desenhar uma estratégia para desenvolver a área de vendas online na sua empresa é importante e urgente. Até porque criar uma loja online ou vender os seus produtos nos marketplaces é muito mais simples do que imagina. Empresas como a PRIMAVERA, por exemplo, desenvolveram soluções de gestão de e-commerce que permitem que a gestão desta nova forma de vendas na sua empresa seja muito simples e eficaz. A solução da Primavera garante uma gestão integrada de todos os canais de venda, tudo num único backoffice.

A pensar nas micro e pequenas empresas

A solução da PRIMAVERA permite integrar facilmente uma loja online com o sistema de gestão Jasmin e simplifica a faturação e a gestão logística das encomendas.

A empresa disponibiliza um conector de dados que integra ambas as plataformas para que rapidamente, no mesmo local, possa ser gerada uma fatura, fazer a gestão de stocks, tratar da expedição das encomendas, dar seguimento a devoluções e consultar dashboards de vendas com os resultados nos vários canais.

A pensar nas médias e grandes empresas

Uma das mais críticas e difíceis disciplinas da gestão é a gestão do tempo. Quando uma empresa comercializa os seus produtos e serviços em vários canais de venda físicos e online, mas perde tempo a tratar das encomendas e da faturação tudo fica mais complicado. A solução da PRIMAVERA ajuda a ultrapassar de vez esta dificuldade.

O conector proposto pela PRIMAVERA integra os dados de todas as plataformas de e-commerce diretamente no ERP PRIMAVERA, onde passará a gerir tudo de forma integrada e com elevado grau de controlo. Fica tudo centralizado no backoffice, permitindo-lhe gerir as vendas nos vários canais de forma integrada, sem necessidade de andar a saltar de sistema em sistema para satisfazer encomendas, gerir stocks e acompanhar a evolução das vendas. Para além de uma excelente oportunidade para o crescimento do negócio esta solução traz benefícios na gestão do tempo deixando os empresários livres para outras tarefas.

 Integração com o Dott

Se ainda não vende os seus artigos no Dott, o maior shopping online do país, então esta é a altura certa para começar a fazê-lo! Com o conector de e-commerce da PRIMAVERA, a comunicação com a plataforma Dott é automática, eliminando assim a carga administrativa relacionada com a gestão das encomendas, estado das mesmas e documentos de faturação e expedição. Neste conector seleciona os artigos que pretende colocar à venda no Dott, identifica a categoria do artigo e características e terminado esse processo, os artigos estão disponíveis neste shopping online.

As vantagens da gestão Omnichannel

Importa olhar para as principais vantagens de gerir a plataforma online de vendas em Omnichannel, para que se possa avaliar a comodidade e simplicidade da mesma.

1. Gestão integrada dos vários canais

A gestão das vendas online é feita de forma integrada no backoffice habitual, independentemente do canal. Os dados das várias plataformas de e-commerce e lojas online são integrados automaticamente para que se acompanhe num só local a gestão logística das vendas online.

2. Facilidade de gestão de catálogos de artigos

Não precisa de perder tempo a carregar os artigos para as diferentes plataformas de e-commerce. No backoffice habitual (PRIMAVERA ou Jasmin) gere facilmente os artigos que pretende comercializar em cada plataforma, atualiza o portfólio quando quiser e obtém as respetivas estatísticas de vendas sempre atualizadas e discriminadas por origem.

3. Agilidade na gestão de stocks e preços

A gestão de stocks disponíveis para cada canal de venda também é gerida de forma centralizada no seu backoffice habitual, onde facilmente controla os stocks por armazém e respetivo destino (canal de venda). Gere também os preços, campanhas de desconto e artigos em promoção, da mesma forma a que já está habituado a trabalhar.

4. Rapidez na gestão das encomendas

As encomendas registadas nas lojas online e plataformas de e-commerce integram automaticamente no backoffice, sem qualquer trabalho administrativo, para que possa dar-lhe seguimento de imediato, consoante a disponibilidade de stock. A partir do momento em que aceita a encomenda, o sistema comunica com a plataforma de comércio online e o estado da encomenda é atualizado permanentemente. Não tem de se preocupar com nada! Apenas precisa de garantir a existência de stock.

5. Maior controlo da faturação

Os dados da faturação das vendas online são automaticamente integrados na área financeira do ERP PRIMAVERA ou na área de faturação do Jasmin e os respetivos documentos gerados. As faturas são carregadas automaticamente para as plataformas de e-commerce e os documentos para acompanhar a encomenda estão prontos para entregar. 

6. Tratamento simples de devoluções

No comércio online, os clientes têm de sentir que é muito fácil devolver o produto, caso contrário não compram. Por isso, é importante que o processo de devolução seja simples. Com esta solução, sempre que um cliente devolve um artigo, automaticamente é gerada nota de crédito e o stock atualizado, sem trabalho, nem confusões.

7. Análises de vendas por canal

 Acompanha o resultado global das vendas em tempo real, com a grande vantagem de facilmente identificar quando se trata de vendas online ou de vendas efetuadas nas lojas físicas. Apesar de estar tudo integrado, os relatórios e estatísticas permitem-lhe conhecer os resultados comerciais por canal de venda, para que possa avaliar a performance de cada canal e adotar estratégias de reforço da rentabilidade.

8. Máxima rentabilidade do negócio

O e-commerce está a crescer e no futuro será predominante. Aproveite esta fase para conquistar os clientes que preferem as compras online e fidelize-os agora. Ofereça um serviço de elevada qualidade e demarque-se da concorrência. Com esta gestão integrada, está tudo preparado para que tire o máximo proveito do comércio online.

Integração do seu negócio online

Integrar as vendas online no ERP PRIMAVERA ou na solução de gestão Jasmin ajuda a simplificar a gestão logística e o controlo comercial da empresa.




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