OrCam lança produto desenhado exclusivamente para pessoas disléxicas

A OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas que são cegas, lança OrCam Read, um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou dificuldades de leitura. Este, traz uma nova abordagem aos assistentes de leitura, já que é o primeiro dispositivo feito para ser segurado, que captura páginas de texto e as lê em voz alta ao utilizador. 

O aparelho está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto. Em Portugal, estima-se que aproximadamente 6% da população seja disléxica e o OrCam Read, pretende ajudar a colmatar este desafio, podendo ser até uma ferramenta de uso escolar. 

O OrCam Read já está disponível em Portugal e em português, bem como em múltiplos países e terá capacidade de ler todas as principais línguas europeias. Utilizando tecnologia baseada em inteligência artificial, o leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital. 

“Com este aparelho estamos a estender o nosso leque de soluções de assistência. O OrCam Read tem uma diferente utilização de qualquer outro aparelho que já tínhamos feito, pretendendo trazer a alegria da leitura ao utilizador, por permitir ler páginas completas de texto,” diz Fabio Rodriguez, Country Manager de Portugal e Espanha. “Por vezes ser portador de uma dificuldade menos evidente é algo muito desafiante para um leque de pessoas que necessitam de apoio na leitura para o trabalho, os estudos, ou apenas para o lazer. Neste sentido consideramos que encontrar soluções tecnológicas que sejam desenhadas para as suas necessidades é extremamente importante e uma das razões pelas quais a OrCam é pioneira em criar uma experiência de leitura perfeita, para todos.” 

Os algoritmos proprietários de IA do OrCam Read permitem uma ativação através de um gesto de apontar e clicar. Este gesto ativa dois lasers-guia que fornecem ao utilizador duas opções de leitura: ler o texto inteiro selecionado ou escolher onde começar a ler. A solução wireless dá ao utilizador feedback áudio instantâneo, comunicando o texto dos jornais, livros, ecrãs de smartphone, etiquetas, entre outros. 

O funcionamento deste dispositivo é totalmente processado offline, sem necessitar de conexão à internet, o que assegura totalmente a privacidade de dados do utilizador. Do tamanho de uma caneta, o OrCam Read pesa 44,5 gramas, e encaixa confortavelmente na mão do utilizador (dimensões: 12.2 cm x 2.5 cm x 1.3 cm). Tem ainda uma câmara de 13 megapixéis, Bluetooth e capacidade de ligação a Wi-Fi para fazer updates de software periódicas. 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado