Apple é a marca mais preparada para o futuro

Segundo o estudo FutureBrand Index, um indice que mede as empresas preparadas para lider com os desafios que o futuro reserva, nos respetivos mercados onde operam, a Apple é a empresa mais preparada para lidar com o futuro no que toca aos fabricantes de TI.

Este estudo foi realizada entre abril e maio deste ano, tendo ouvido, cerca de 3 mil gestores e executivos espalhados pelo mundo, perguntando quais as empresas que estes julgam que estão na vanguarda dentro de seu próprio setor. A relação de empreas elegíveis para esta classificação foi baseada na lista “100 maiores empresas globais por valor de mercado”, divulgada pela consultoria PwC. 

Após coletar e analisar todas as respostas enviadas, a FutureBrand chegou na lista de dez principais empresas (que está logo abaixo) e percebeu que, apesar da diferença de mercados e clientes, todas possuem algo em comum: a capacidade de unir propósito e experiência. 

“O estudo deste ano revelou movimentos importantes na maneira como as marcas se apresentam ao mundo e como estas trabalham, afinal resultado financeiro não necessariamente explica o sucesso de uma marca de maneira sustentável no longo prazo”, explica André Matias, sócio-diretor da FutureBrand em São Paulo. 

Confira o ranking de marcas mais preparadas para o futuro, de acordo com o FutureBrand Index: 

  1. Apple | País: EUA – Setor: Tecnologia 
  2. Reliance | País: Índia – Setor: Diversos, mas principalmente óleo e gás 
  3. Samsung | País: Coreia do Sul – Setor: Diversos, mas principalmente tecnologia 
  4. Nvidia | País: EUA – Setor: Tecnologia 
  5. Moutai | País: China – Setor: Bens de consumo 
  6. Nike | País: EUA – Setor: Esportes 
  7. Microsoft | País: EUA – Setor: Tecnologia 
  8. ASML | País: Holanda – Setor: Tecnologia 
  9. PayPal | País: EUA – Setor: Pagamentos 
  10. Netflix | País EUA – Setor: Entretenimento 

Pontos que destacamos:

A empresa também indicou alguns aspectos importantes extraídos após a definição do ranking : 

  • Aumento da presença de empresas de bens de consumo: marcas de bens de consumo e serviços obtiveram os maiores sucessos no ranking, como a L’Oréal, Netflix e Walmart demonstrando como uma resposta proativa à pandemia impulsionou suas percepções internas e externas de marca.  
  • Tecnologia ainda é mercado de vanguarda: apesar de a Apple estar em primeiro lugar, as marcas de tecnologia permanecem voláteis em comparação com as dos setores farmacêutico e de saúde – que agora estão vistos como inovadores ao valorizar as necessidades humanas.
  • Investimentos do futuro:  empresas do segmento de inovação para infraestrutura e energia, como Nextera Energy, Reliance e ASML, sugerem que a economia do futuro será high tech, renovável e ética. 

Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado