Huawei lidera vendas de smartphones com mercado em baixa

A Huawei foi a empresa que mais telemóveis vendeu, no segundo trimestre de 2020, em todo o mundo, segundo dados divulgados hoje pela analista de mercados Canalys, que considerou difícil o grupo chinês de telecomunicações manter aquela posição.

Com: Lusa

Segundo os dados da Canalys, relativos as vendas de smartphones em todo o mundo, no segundo trimestre de 20202. A Huawei chega a liderança em número de equipamentos vendidos no referido período.

No entanto registe-se que o mercado de venda de telemóveis teve no segundo trimestre de 2020 uma quebra de vendas para todos os fabricantes.  As quebras da empresa chinesa chegaram aos 5% nas vendas, para 55,8 milhões de dispositivos, tendo a sua concorrente direta tido um desempenho ainda pior: o conglomerado sul-coreano vendeu 53,7 milhões de dispositivos, ou seja, 30% a menos do que no mesmo período de 2019, mostra o relatório da Canalys.

Não obstante a fragilidade do momento é de notar que a Huawei quebrou a hegemonia da liderança em vendas de smartphones até aqui pertencente a Samsung e a Apple. Pese embora a chegada ao primeiro lugar do pudium de vendas da Huawei esteja diretamente relacionado com à queda do seu concorrente mais direto, a Samsung, este facto deve-se também à forte recuperação do mercado chinês.

As sanções dos Estados Unidos contra a empresa e a campanha internacional lançada por Washington, tentando convencer os seus aliados a excluírem a Huawei das redes de quinta geração (5G), pesaram nas suas vendas no exterior, que caíram 27%, entre abril e junho.

No entanto, durante o mesmo período, a Huawei vendeu 8% a mais na China, onde já controla mais de 70% do mercado de smartphones.

A Samsung tem uma presença mínima na China, com menos de 1% da participação de mercado, enquanto em alguns dos principais mercados da companhia sul-coreana, como o Brasil, Índia, Estados Unidos ou Europa, a economia sofreu ou continua a sofrer o impacto de surtos e medidas de distanciamento social.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado