Nuno Saramago: “Os vários sinais do mercado vão no sentido da aceleração da digitalização”

A Computerworld está a medir o pulso aos fabricantes do mercado TI em Portugal, tendo em conta a pandemia provocado pelo Covid-19. Fomos saber como as empresas estão a reagir, como mantêm os ciclos de vendas, como respondem aos novos formatos do apoio ao cliente e como olham para o futuro. Nuno Saramago, Diretor de Operações da SAP Portugal, aceitou

Como está a vossa capacidade na entrega e implementação de soluções e produtos? 

Desde o primeiro momento a nossa preocupação na SAP foi a segurança e o bem estar das nossas famílias, colegas, clientes e parceiros que compõem o ecossistema SAP. Na nossa perspetiva, esta é a melhor forma de assegurarmos a continuidade dos processos críticos dos nossos clientes, que nos honram com a sua confiança há quase 50 anos.

As nossas equipas de operações de infraestrutura e Cloud ativaram o plano de continuidade de negócio, colocando especial enfoque no trabalho remoto, segurança on-site, em situações estritamente necessárias e no contacto contínuo com a nossa rede de fornecedores estratégicos. Em Portugal, tirámos especial partido do nosso modelo de funcionamento que já permitia aos colaboradores desempenhar cabalmente as suas funções em qualquer lugar.

Os resultados têm sido muito positivos quanto à manutenção da nossa capacidade para assegurar a continuidade do negócio e entregar soluções e serviços, sejam estes os acordados antes de março, como também todos os que resultaram de novas aquisições desde então. 

Quais os produtos ou soluções que as empresas mais estão a adquirir?

Foi interessante verificar que em março a maioria das aquisições previstas foram concluídas tal como planeado. Acreditamos que tal se deveu ao facto desses investimentos serem bem fundamentados e sustentados por planos sólidos, com ganhos ou poupanças evidentes para os negócios dos nossos clientes.

Já no decorrer do atual trimestre, as soluções com maior procura em Cloud têm sido as de gestão de talento e formação, gestão da experiência de colaboradores, clientes e parceiros bem como as de Comércio e Serviços Eletrónicos. Em On Premise, continuamos a assistir ao reforço do número de utilizadores da nossa solução SAP S/4 HANA, base da oferta para a Empresa Inteligente, e mesmo a novas implementações.

Disponibilizámos o acesso gratuito a um conjunto de soluções oportunas no contexto da pandemia e mais uma vez se destacou a adoção das nossas soluções de gestão da experiência, para aferir o estado em que se encontravam os profissionais e as equipas remotas. Estas ofertas continuam disponíveis em: https://www.sap.com/corporate/en/company/global-health-safety.html

A assistência e apoio técnico às solicitações cresceram? Tiveram de fazer algum tipo de ação especial para dar suporte aos pedidos nesta fase?

Não registámos um aumento significativo nos pedidos de suporte, pelo que não foi necessário aumentar a nossa capacidade de assistência e apoio técnico.

Trabalhámos com clientes cujos sectores de negócio foram direta e imediatamente afetados e vivemos também a situação inversa com clientes, cujo volume de atividade na sua indústria cresceu exponencialmente, nomeadamente através de canais digitais. Foi necessário encontrar soluções rapidamente e a título de exemplo indicamos a integração robusta das soluções de comércio e serviços eletrónicos com as de logística. A integração reafirmou-se como um factor crítico de sucesso na capacidade de resposta de vários clientes.

Como foram os primeiros dias?

Havendo na SAP a capacidade tecnológica para trabalhar em qualquer lugar, a grande novidade, e para a maioria dos nossos colaboradores, foi que esse lugar era a nossa própria casa. As particularidades da vida pessoal, por exemplo quanto ao agregado familiar, assumiram enorme relevância e, por isso, mais uma vez, foi importantíssima a gestão da experiência. Lançámos durante este período várias iniciativas de proximidade com colaboradores, clientes e parceiros, apoiadas nas nossas soluções, de forma a medir e melhorar constantemente o nosso desempenho.

Regemo-nos sempre por uma estratégia de antecipação e prontamente informámos os nossos clientes do nosso plano de continuidade de negócio. Essa capacidade de antecipar medidas permitiu-nos enfrentar da melhor forma este período de adaptação a uma nova realidade.

Como olha para o mercado quando tudo isto voltar ao “normal” ou não volta mais a ser normal?

É inevitável que o mercado não volte a ser o mesmo. Todos estamos envolvidos em algo demasiado disruptivo para não deixar marcas. Sequelas sociais, económicas, comerciais, nas relações interpessoais, entre Estados e entre blocos políticos e económicos.

Tornou-se evidente que as TI serão cada vez mais relevantes. Os vários sinais do mercado vão no sentido da aceleração da digitalização. Simultaneamente, estamos cientes do valor das nossas soluções para a recuperação da economia e da sociedade.

A nossa estratégia de Gestão da Experiência possibilitada pela Empresa Inteligente tem provado o seu valor na rápida adaptação a novos normais.




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