A Computerworld está a medir o pulso aos fabricantes do mercado TI em Portugal, tendo em conta a pandemia provocado pelo Covid-19. Fomos saber como as empresas estão a reagir, como mantêm os ciclos de vendas, como respondem aos novos formatos do apoio ao cliente e como olham para o futuro. Adrián Groba,
Country Manager da QNAP Portugal e Espanha, aceitou o nosso desafio.

Country Manager, QNAP Portugal e Espanha
Como está a vossa capacidade na entrega e implementação de soluções e produtos?
Os nossos parceiros conseguiram continuar a entregar produtos e a sua capacidade logística foram um bom exemplo de excelente gestão de stocks e serviço ao cliente. Sofremos o impacto na nossa cadeia de fornecimento, mas já estamos a voltar ao normal e a repor os níveis de stocks.
Quais os produtos ou soluções que as empresas mais estão a adquirir?
Continuamos a comercializar soluções de NAS e switches, dadas as suas excelentes capacidades de se adaptarem a ambientes de teletrabalho, tais como acesso remoto, VPN, máquinas virtuais, backup remoto, etc.
Na assistência e apoio técnico às solicitações cresceram? Tiveram de fazer algum tipo de ação especial para dar suporte aos pedidos nesta fase?
Notámos que muitos utilizadores com maiores capacidades técnicas investiram mais tempo no sentido de fazerem novas sugestões para potenciais funcionalidades futuras dos nossos equipamentos. Tanto o nosso suporte como o departamento de I&D tomaram nota destas sugestões no contexto da melhoria contínua do nosso software.
Como foram os primeiros dias?
Em termos do negócio, de uma maneira geral conseguimos manter o momentum naquele que, para a QNAP, foi um dos melhores inícios do ano em Portugal em termos de crescimento de mercado. O mais desafio tem sido o reagendamento das ações de formação do nosso Partner Program português, passando-as de locais físicos para eventos virtuais.
Como olha para o mercado quando todo isto voltar ao “normal” ou não volta mais a ser normal?
No Caso da QNAP, não antecipamos grandes alterações. Os nossos produtos têm grande flexibilidade para diferentes ambientes de trabalho. Temos utilizadores de PMEs com infraestrutura de TI, utilizadores em data centers, utilizadores domésticos, na indústria, nas telecomunicações, no Governo… A chave é que os nossos dispositivos são adaptáveis ao que estes utilizadores necessitam, através de um grande leque de opções e das aplicações disponíveis no nosso app center; podem decidir instalar, configurar e usar de acordo com as suas necessidades.