Unity Card: uma solução para as autoridades concederem ajuda económica

À medida que as curvas da evolução do Coronavírus se tornam mais lentas e apresentam sinais claros de abrandamento, o foco está a mudar gradualmente para a próxima etapa/desafio: o relançamento da economia. Ainda que os governos nacionais, as instituições internacionais em toda a Europa e no resto do mundo, estejam a anunciar medidas de apoio à crise sem precedentes, resta saber se estas serão suficientes e, em especial, se esta ajuda conseguirá ser suficientemente rápida para apoiar aqueles que dela precisam hoje. É preciso tomar medidas relevantes e eficazes já, e não no futuro.

As empresas Loyaltek e Paynovate – FinTechs europeias pioneiras e veteranas, aliaram-se para disponibilizar uma proposta única junto dos líderes políticos. A nova oferta, irá permitir que o apoio financeiro de que os cidadãos necessitam lhes chegue rapidamente através do Unity Card. Este cartão de débito, extremamente inovador e útil, pode ser customizado para utilização numa determinada área geográfica (por exemplo, dentro de um único concelho), bem como num determinado tipo de lojas ou de empresas pré-determinadas, neste caso aquelas que foram forçadas a fechar durante a atual crise: hotéis, restaurantes, bares, cabeleireiros, lojas de bricolage, lojas de roupa… Como tal, é um instrumento perfeito para estimular a economia local e evitar que o dinheiro desapareça em websites de comércio eletrónico estrangeiros, seja enviado para a família no estrangeiro, ou/e seja investido em poupanças.

“Em toda a europa as autoridades locais, regionais e nacionais estão à procura de formas que permitam mitigar os efeitos resultantes do confinamento obrigatório, que possibilitem preparar o regresso à vida normal e à recuperação económica, quer se trate de apoiar os comerciantes que tiveram de fechar os seus negócios, ou de ajudar uma mãe a alimentar os seus filhos”, explica Robert Masse, fundador e CEO da Loyaltek e especialista na área dos pagamentos com cartão. “Mas o tempo está a esgotar-se, e coloca-se a questão de como alocar os recursos o mais rápida e eficientemente possível, evitando quaisquer riscos de fraude e garantindo que o dinheiro público serve o seu propósito: criar situações vantajosas para todos beneficiando a sociedade ao mesmo tempo.”

O Unity Card pode ser carregado e recarregado com qualquer quantia que se pretenda e funciona como um cartão de débito normal nos terminais de pagamento. O período de validade pode ser adaptado em função das necessidades e dos apoios a atribuir. Os utilizadores poderão verificar o seu saldo, graças a um código QR que se encontra na parte de trás do cartão, enquanto as autoridades emissoras poderão monitorizar, analisar, gerir e até ajustar a forma como os seus cartões estão a ser utilizados através de uma extranet, tudo em tempo real. E assim, mais uma vez nesta crise, são as novas tecnologias que estão a oferecer uma solução numa situação que inicialmente parecia insolúvel.

“Por uma questão de solidariedade social, as nossas equipas de I&D quiseram tornar-se úteis contra os horrores provocados pelo Coronavírus. Em última análise, foi o pragmatismo e o potencial desta solução que nos convenceu a estabelecer as parcerias necessárias para a implementarmos em toda a Europa”, revela Robert Masse, concluindo: “A designação do cartão, que significa solidariedade, surgiu-nos naturalmente. Decidimos oferecer os primeiros 5.000 cartões a cada uma das autarquias que quiserem trabalhar com ele, uma vez que são elas que estão mais próximas da situação no terreno. Os custos de execução foram reduzidos ao mínimo, e equivalem a uma fração dos encargos habituais inerentes a medidas semelhantes de formato “tradicional”. Além disso, não temos qualquer margem nas transações. Há dois anos, já entregámos 12.000 cartões ao World Food Program para ajuda humanitária.”

Esta solução já provou o seu potencial na Alemanha na altura da crise migratória, quando a Loyaltek distribuiu dezenas de milhares de cartões às autoridades locais para estas poderem gerir os subsídios dos refugiados sírios, permitindo-lhes responder às suas necessidades mais básicas através de compras junto dos comerciantes locais.

O lançamento do Unity Card pode ser personalizado caso seja necessário. O cartão é diretamente distribuído aos beneficiários ou às autoridades competentes responsáveis pela sua posterior distribuição. Os pagamentos efetuados pelos cidadãos com este cartão são geridos em conjunto com o resto do tráfego de pagamentos dos comerciantes, e o apoio ao titular do cartão é assegurado pela Loyaltek, ou pela autoridade emissora.

A Loyaltek NV é uma empresa líder na emissão e gestão de cartões de oferta e no desenvolvimento de programas inovadores de cartões de pagamento em toda a Europa. Particularmente especializada na emissão limitada de cartões e na gestão de inúmeros programas de cartões de oferta e de cartões de despesas profissionais em 14 países, a empresa conta no seu leque de clientes, e entre outros com a Sodexo, a Ingenico, a Total e um grande número de empresas líderes no setor do imobiliário comercial, que procuram a experiência da Loyaltek para projetos específicos e tecnologicamente avançados. 

A Paynovate NV é uma das seis instituições financeiras emitentes de moeda eletrónica na Bélgica, sendo regulada pelo Banco Nacional da Bélgica e autorizada a prestar serviços em toda a União Europeia. A Paynovate é membro da Visa.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado