Entrevista da Semana: “Todo o nosso cardex de consumo teve um incremento em mais de 70%”

A Computerworld foi conversar com, Paulo Barreira, Sales Director da TP-Link Portugal.
Com o confinamento, a empresa especializada soluções de conetividade para empresas e consumo, foi das mais requisitadas. O teletrabalho trouxe a necessidade de boas ligações a rede de Internet, levando a empresa a ter um incremento superior a 70%.

Paulo Barreira, Sales Director TP-Link Portugal

Quais as principais tendências no mercado profissional/empresarial no setor das redes?

Com o aparecimento da nova geração Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax este é o mais recente avanço ou tendência num percurso de inovação contínua.

Este padrão aproveita os pontos fortes do 802.11ac, acrescentando muito mais eficiência, flexibilidade e redimensionabilidade, proporcionando maior velocidade e capacidade em novas redes ou ás já existentes. Ambientes densos ou saturados vão deixar de existir porque a tecnologia permitirá conectar muitos mais aparelhos aos pontos de acessos já existentes. Também permitirá um melhor desempenho de aplicações avançadas em 4K ou 8K, conteúdos de melhor definição, IOT, etc.

Como pode a TP-Link ajudar os parceiros de canal a atingirem melhores resultados?

A TP-Link tem cerca de 6000 clientes activos e é nossa intenção nunca deixar nenhum sem acesso a toda a diferente informação regularmente enviada, comunicando em todo o espectro do Canal duma forma uniforme, seja ela direta ou indireta através dos nossos parceiros e Distribuidores.

Os parceiros de Canal considerados Managed pela TP-Link tem um critério um pouco diferente no seu acompanhamento pela natureza do seu negócio, mas todos sem excepção tem acesso ás campanhas mensais e informação consideradas relevantes.

De forma a garantir os melhores resultados a TP-Link proporciona um cardex vasto de equipamentos a um preço justo e de rentabilidade acima da média que conjuntamente com a área de projecto e as diferentes formações sejam elas físicas ou Webinar proporcionam um selo de garantia no futuro dos parceiros e da marca em Portugal.

Como avalia o negócio profissional/empresarial da TP-Link no ano passado?

O Resultado percentualmente e comparativo a anos anteriores foi bom mas ainda aquém do que o nosso cardex ou o mercado poderá proporcionar. Este (H1) e sobretudo devido ao Covid-19 os resultados tiveram abaixo da expectativa mas a partir de Junho e com mais recursos nesta categoria achamos que podemos reverter a tendência e ainda acabar com um ano superior ao de 2019.

O mercado NW empresarial mundial que vale cerca 39 Biliões USD, ainda continuará sustentadamente a crescer até 2023 á volta de 15%  e a TP-Link terá necessariamente uma palavra mais forte a dizer.

Qual o produto mais vendido?

No mercado Empresarial definitivamente os Switch Gigabit, mas com grande crescimento em toda a serie de equipamentos e controladores OMADA, Gateways, switchs, APs e SDN Controllers.

No mercado do Consumo os Powerlines e repetidores ainda continuam a ter um peso muito forte no desempenho da TP-Link.

Tendo em consideração o panorama do tecido empresarial nacional, considera que existe sobreposição de soluções TP-Link do mercado doméstico, mas tecnologicamente mais avançadas, face a produtos empresariais?

A TP-Link tem soluções confiáveis, profissionais e eficientes para todos os setores de atividade, sejam eles de consumo ou empresariais, agora existem cerca de 1 300 000 empresas em Portugal e cerca de 96% são micro empresas, portanto empresas até 10 trabalhadores. É normal que os empresários devido á natureza de cada uma das suas empresas encontrem o produto que achem mais adequado ao desempenho dos seus colaboradores.

Quais as expectativas para 2020? O cenário COVID tem consequências para o negócio? Quais?

Contrariamente ao cardex Corporate a quem o confinamento afastou os projectos em curso, todo o nosso cardex de consumo teve um incremento em mais 70% neste H1. Principais razões o Teletrabalho e a Telescola.

Todas as categorias; Powerline, Repetidores, Adaptadores Wireless e 4G tiveram desempenhos extraordinários neste semestre.

O balanço até agora feito neste semestre é francamente positivo e com a forte possibilidade do desenvolvimento do Canal SMB se reverter a partir de Junho pensamos que vai seguramente ser o melhor ano para a TP-Link em Portugal.

Quanto representa o negócio profissional no volume de negócios total da TP-Link Portugal?

Cerca de 20%

Considera que as empresas nacionais estão preparadas e necessitam de uma rápida adoção do 802.11ax? (Wifi 6)

Achamos que o wifi6 vai-se banalizar mais rapidamente que a norma anterior (AC). Os custos de produção também se prepararam para isso e a adaptabilidade depois de entender a solução e convergir na realidade se fará de uma forma tranquila. Hoje depois de quase todos experienciarem o Teletrabalho sejam elas empresas ou pessoas, todas já perceberam em dado momento que ter uma rede wifi forte, dinâmica e confiável como a TP-Link oferece é a melhor das soluções.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado