Xiaomi tem projeto para máscara inteligente que se autodesinfeta

O Projeto Ari, é uma máscara com filtro tipo N95 substituível e com design a pensar no conforto das pessoas.

Com o regresso a vida “normal” e as medidas de contingência que ainda se vão preparando em alguns setores, onde o uso de máscaras passa se tornar uma exigência, a Xiaomi está a trabalhar numa máscara inteligente que teria um sistema de limpeza próprio, além de recursos que não comprometeriam o reconhecimento facial de smartphones, ferramenta de segurança incluido nos de ecrãs da maioria dos fabricantes.

Com o nome de Project Aeri, a máscara, ainda é um protótipo testado pela Huami, subsidiária da Xiaomi focada na produção de acessórios. A empresa divulgou algumas imagens e detalhes do produto, que terá um filtro tipo N95 substituível, seguindo o padrão que garante maior proteção contra agentes infecciosos.

A grande diferença da máscara inteligente da Xiaomi e das outras que se encontram no mercado estaria na barreira contra vírus e outros microorganismos. A mascara Xiaomi esta a ser pensada num material transparente e flexível, que se ajusta ao formato da cara, o que tornaria a máscara mais confortável. Mesmo com a maior parte da cara coberta, seria ainda possível ver as expressões e conseguir, por exemplo, ter acesso a dispositivos com sistemas de reconhecimento facial. Os filtros ficariam nas laterais, junto com um ventilador, que impediria o material transparente de embaciar com a respiração.

Segundo a Huami, a máscara possui um dispositivo embutido, de onde saem raios ultravioletas que eliminam vírus, quando o acessório não está a ser usado.

Completariam ainda a parte “inteligente” da máscara um sensor que analisa o Índice de Qualidade do Ar, com dados em tempo real, e informações extras sobre humidade, frequência respiratória e expiração do filtro. Para estas funções, o acessório precisa estar carregado e por isso possui uma entrada tipo USB-C. Este projeto prevê ainda que a máscara terá peças que permitiriam uma expansão do produto: como um visor removível para proteger parcialmente os olhos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado