Dicas para conjugar teletrabalho, IA e eficiência

Com as pessoas a trabalhar a partir de casa, esforçando-se por equilibrar os deveres profissionais com as responsabilidades domésticas. Desde o cumprimento do horário de trabalho até à definição de uma determinada zona da área como um home office, os profissionais têm vindo a procurar formas interessantes e úteis para melhorar a sua experiência de teletrabalho.

Felizmente, os players do setor da tecnologia, como a LG, têm vindo a desenvolver soluções para facilitar esta convivência da vida doméstica com a profissional no mesmo espaço. Já não chega ter um portátil com webcam; do controlo de voz a uma performance personalizada, os mais recentes dispositivos tecnológicos e a inteligência artificial possibilitam realizar muito mais com o menor esforço possível, sem nunca sair de casa.

A LG enviou as redações dicas simples, como é que podemos aumentar a nossa eficiência quando a casa também é o nosso escritório.

É difícil manter a concentração? Criar um ambiente inteligente pode ser a solução

Mudar de um escritório movimentado para a paz e tranquilidade da nossa casa (isto é, se as crianças não se encontrarem por perto) pode ser relaxante e até refrescante, mas também pode dificultar a concentração. Os estudos revelam que trocar o pijama por roupa casual e montar uma estação de trabalho específica e bem iluminada pode ajudar a concluir as tarefas com produtividade. Neste âmbito, uma das soluções mais eficazes passa por definir uma determinada área da casa como home office – sendo que isso não significa que seja necessário isolar-se numa sala para reduzir as distrações. A ideia passa por ser criativo e mudar a atmosfera que nos rodeia, tirando o máximo partido da tecnologia.

Sempre que surgirem dificuldades de concentração, por que não pedir à coluna inteligente lá de casa para tocar algum som ambiente, como os sons que ouviríamos num café, ou qualquer tipo de música que permita um maior foco da nossa atenção. Assim, serviços como o Spotify, com listas de reprodução personalizadas, são essenciais para criar a banda sonora perfeita tanto para um dia de trabalho como para os tempos livres. Os headphones com cancelamento de ruído também podem ser úteis para quem prefere ou precisa de trabalhar em silêncio. Por sua vez, os sistemas de iluminação inteligente podem ajudar a manter uma sensação de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, alternando entre um ambiente com mais luminosidade durante o horário de expediente para uma luz mais acolhedora durante as pausas e para o Netflix & Chill após o trabalho.

E as crianças? O truque é mantê-las ocupadas com programas e recursos IA

Já todos sabemos: trabalhar em casa com crianças pode ser muito difícil. Manter a concentração num relatório urgente é uma verdadeira luta quando, ao mesmo tempo, é necessário cuidar dos filhos, já para não falar da roupa, da loiça e do pó que também competem pela nossa atenção a todo o momento. Antes que o stress se torne excessivo, é importante considerar um cenário muito mais pacífico.

Otimizar os progressos no trabalho é possível com a ajuda dos equipamentos inteligentes que tratam da loiça, da roupa e até do pó no chão. Na sala de estar, as crianças, sentadas em silêncio em frente à TV, desfrutam de programas de entretenimento divertidos e adequados à sua idade que nem foi necessário procurar. As TVs com IA, como a LG OLED ThinQ AI TV, têm a capacidade de oferecer recomendações personalizadas com base na idade dos seus espectadores e no seu histórico de visualização. Além disso, também não há qualquer necessidade de se preocupar com o comando, que se possa perder ou partir, uma vez que a possibilidade de controlo por voz e a função de pesquisa em toda a plataforma da LG facilitam a seleção de conteúdos otimizados para todos.

A lutar para manter tudo arrumado? Basta ligar os dispositivos IA para um controlo total

Trabalhar no escritório nem sempre é fácil, com prazos de projetos, reuniões com clientes e telefonemas constantes. No entanto, trabalhar em casa também não é só diversão, pois as tarefas domésticas continuam a acumular-se. É comum sentir que precisamos de nos transforma numa autêntica máquina multitasking para dar resposta a tudo. No entanto, quando podemos controlar todos os equipamentos com um só clique ou um simples comando de voz, o multitasking já não parece assim tão complicado.

As tecnologias inteligentes modernas permitem conectar tudo em casa, desde as luzes às TVs, passando pelo termostato e pelos grandes eletrodomésticos. Os assistentes virtuais possibilitam o controlo de todos os equipamentos utilizando apenas a voz, o que também é possível através de convenientes apps. Falamos, por exemplo, da aplicação LG ThinQ, que permite controlar, programar e monitorizar remotamente toda a gama de equipamentos LG – como as máquinas de lavar roupa e louça, máquina de secar e ar condicionado – tudo com o toque de um dedo ou um comando de voz.

Assim, é muito simples verificar quanto tempo falta para o fim do ciclo de lavagem através do smartphone e receber alertas quando estiver concluído. A app LG ThinQ até ajusta e monitoriza a temperatura de todas as divisões da casa através do ar condicionado inteligente LG.

Este nível de controlo faz com que seja possível tratar rapidamente de várias tarefas do dia-a-dia e ainda ter algum tempo livre antes do início da próxima teleconferência. E, para uma maior tranquilidade, os equipamentos inteligentes da LG também alertam quando é hora de limpar filtros, colocar mais detergente e até mesmo se a porta do frigorífico está aberta.

Em suma: dias mais calmos com a inteligência artificial

Trabalhar a partir de casa requer uma gestão difícil do tempo e recursos. No entanto, as empresas de tecnologia podem ser grandes aliadas graças a uma gama de soluções inovadoras que tornam a vida em casa mais eficiente, com muito espaço para produtividade e relaxamento.
Com as mais recentes tecnologias para equipar uma autêntica smart home, os resultados do teletrabalho só podem ser bons. Para saber mais como a IA pode ajudar a trabalhar de forma mais inteligente em casa, basta visitar

[A Computerworld está em regime de teletrabalho com a ajuda da tp-link]


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado