Computação na Era da Inteligência Artificial

As tecnologias emergentes estão a impulsionar uma nova revolução industrial em todo o mundo, e não há dúvida de que a inteligência artificial (AI) se tornou numa das principais forças que irá desencadear o potencial da quarta revolução industrial.

Mike BAI, President of Strategy Marketing, Western Europe, Huawei Technologies

Após mais de meio século de desenvolvimento, a IA avançou muito e entrou numa nova fase de evolução. Os avanços nas novas teorias e tecnologias, ou seja, a internet, os “big data”, a supercomputação, redes de sensores e a ciência dos dados, bem como fortes exigências e tendências económicas e sociais, permitiram que a IA se tornasse numa parte legítima da estratégia de automação de qualquer empresa.

Adotar uma mentalidade virada para a IA

Ao enfatizar o papel da IA como uma tecnologia de aplicação geral (TAG), o objetivo da Huawei é chamar a atenção para a influência e o valor que a IA terá no nosso futuro coletivo. Como TAG, a IA irá ajudar-nos a encontrar soluções mais eficientes para problemas que já sabemos resolver. Também nos ajudará a lidar com problemas que, até à data, se mostraram sem solução. Enquanto sociedade, se quisermos manter-nos na vanguarda, precisamos de adotar uma mentalidade virada para a IA – o que significa utilizar conceitos e tecnologias da IA para enfrentar problemas atuais e futuros.

A nossa experiência mostra que a IA consegue substituir os seres humanos em determinadas tarefas, bem como automatizar a redução de custos ao longo dos ciclos de produção. Talvez esta seja a característica mais importante da IA e o que a distingue da informatização mediana, que não consegue reduzir automaticamente os custos de produção. Com base neste insight, a Huawei identificou sinais claros que indicam que a IA causará mudanças ou disrupções numa série de setores:

  • O transporte inteligente tornará o trânsito muito mais eficiente.
  • Veículos elétricos e de condução autónoma provocarão mudanças drásticas na indústria automóvel.
  • A educação personalizada trará ganhos de eficiência para os professores e para os alunos.
  • Na saúde, a prevenção precoce e os tratamentos de precisão têm o potencial de aumentar a esperança de vida.
  • Ensaios de medicamentos de precisão reduzirão o custo e o tempo necessários para descobrir novos medicamentos.
  • Com traduções em tempo real para várias línguas, a comunicação será mais fácil do que nunca.
  • O funcionamento e a gestão das redes de telecomunicações tornar-se-ão mais eficientes.

Quando a IA significa segurança

Existe uma miríade de cenários de aplicações possíveis para IA, mas é na indústria mineira que os seus benefícios se mostram mais tangíveis. Embora a indústria do carvão continue a ser um pilar do desenvolvimento económico em muitas partes do mundo, é inequivocamente perigosa para aqueles que estão na linha da frente. Contudo, a tecnologia está a ajudar a melhorar a segurança na produção de carvão, e os acidentes têm vindo a diminuir nos últimos anos graças a regulamentos mais rigorosos focados na mecanização, automação e mineração inteligente.

Utilizando “big data” e IA, a solução Mine Brain da Huawei consegue melhorar a segurança nas minas de carvão ao otimizar a eficiência do local de trabalho e da supervisão. Consegue substituir as pessoas em ambientes perigosos e realizar tarefas entediantes e repetitivas. Por exemplo, as capacidades de visão computorizada do Mine Brain conseguem monitorizar transportadores raspadores, reduzindo o número de pessoas necessárias e aumentando a eficiência.

As capacidades de visão computorizada do Mine Brain podem comunicar comportamentos perigosos ao sistema de monitorização no local, que pode então emitir avisos. A solução também pode proteger as pessoas ao identificar alterações no estado dos objetos e do ambiente no local de trabalho. A visão computorizada consegue identificar cenários inseguros como pessoas a trabalhar à frente de máquinas de corte ou a ausência de placas de proteção em suportes hidráulicos, e emitir avisos através do sistema de difusão. O sistema pode então gerar registos informáticos para integrar estes tipos de incidentes em avaliações de segurança futuras.

Foco na funcionalidade das soluções de IA da Huawei

As mudanças provocadas pela IA trazem tantos desafios como oportunidades. Para permitir aos nossos clientes e parceiros tirarem partido do poder da revolução da IA, iremos disponibilizar hardware como servidores de IA, placas aceleradoras e módulos, que fornecem aos nossos parceiros os componentes, as ferramentas e o suporte que necessitam para integrar a computação IA nos seus próprios produtos e soluções. Isto significa que o nosso software será de fonte aberta, incluindo os sistemas operativos dos servidores, as bases de dados e as estruturas de desenvolvimento da IA. Para os nossos parceiros, isto facilitará o desenvolvimento de software comercial melhor, o desenvolvimento de aplicações e a portabilidade.

Para tal, a Huawei oferece um portefólio de IA “full-stack” e para todos os cenários, onde se incluem chips, a ativação de chips, uma estrutura de formação e inferência, bem como a capacitação de aplicações . Esta abordagem consiste em quatro níveis principais, focados na funcionalidade que a nossa tecnologia oferece:

  • Ascend é o nível de IP e de chipsets e a base da solução “full-stack”. O seu objetivo é fornecer o melhor desempenho com o mínimo de custos para todos os cenários.
  • O nível CANN (Compute Architecture for Neural Networks) está acima do nível dos chips. Oferece uma biblioteca de chips e um conjunto de ferramentas de programação para operadores. Com o objetivo de otimizar a eficiência da programação e o desempenho dos operadores, cumpre os requisitos criados pelo crescimento nas investigações académicas e nas aplicações industriais.
  • MindSpore é uma estrutura unificada de formação/inferência concebida para facilitar o design e as operações, bem como para se adaptar a todos os cenários.
  • O nível Application Enablement é uma PaaS (Plataforma como Serviço) de aprendizagem automática que fornece serviços “full process”, APIs hierárquicas e soluções pré-integradas. Foi concebida para satisfazer as necessidades únicas de diferentes programadores e facilitar a adoção da IA.

Programa de Ecossistema IA da Huawei expande a IA na Europa

Com uma vasta gama de iniciativas, a Huawei está particularmente empenhada em investir na indústria de computação IA na Europa, permitindo às empresas e aos programadores individuais tirarem partido da série de produtos IA Ascend para inovação tecnológica e comercial. Por exemplo, a Huawei irá trabalhar com vários parceiros para melhorar os regulamentos e as normas sobre ética no campo da IA ou ajudar a expandir as investigações sobre IA, entre eles o European AI Alliance, o European Telecommunications Standards Institute (ETSI) e a Big Data Value Association (BDVA).

Além disso, a Huawei irá desenvolver soluções conjuntas em parceria com fornecedores independentes de software (ISV). O OpenLabs em Munique e em Paris são centros de capacidade IA que apoiam ISV parceiros em termos de hardware, desenvolvimento e portabilidade e marketing conjunto. Sempre com o objetivo de capacitar os programadores, a Huawei irá organizar salões tecnológicos offline e concursos para programadores, bem como fornecer suporte tecnológico com base na Ascend Developer Community.

A IA exige que as soluções tenham suporte nativo para todos os cenários

Para além dos quatro níveis referidos acima, o nosso portefólio incluirá também placas de aceleração de IA, servidores de IA, dispositivos de IA e muitos outros produtos. Acreditamos que para impulsionar a adoção da IA e implementar plenamente a IA a nível global, as soluções devem ter suporte nativo para “todos os cenários”. É por isso que fornecemos diferentes cenários de implementação de IA, incluindo clouds públicas e privadas, computação edge, dispositivos IoT industriais, bem como dispositivos de consumo.

Na Huawei, trabalhamos todos os dias para transformar a IA numa realidade prática, tornando-a inclusiva e disponível para todos. A Huawei está empenhada em trabalhar em estreita colaboração com clientes, parceiros e académicos para crescermos juntos, promover a IA pervasiva e, em última análise, construir um mundo totalmente ligado e inteligente. Com o portefólio de IA “full-stack” e com suporte nativo para todos os cenários da Huawei, estamos prontos para fornecer a AI a todas as pessoas, lares e organizações e, em conjunto, levar a IA para novos horizontes.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado