Confinamento leva ao uso de banca digital

A Caixa Geral de Depósitos registou, no passado mês de março, um aumento de 30% no número de utilizadores da sua aplicação Caixadirecta, tendo atingido 700 mil utilizadores únicos e mais de 17 milhões de utilizações. No mesmo mês, mais 1,1 milhões de portugueses utilizaram os canais digitais da instituição.

Segundo a Caixa Geral de Depósitos, os canais digitais representaram, ainda nas últimas semanas de março, mais de 68% das operações realizadas por clientes na CGD, o que representa um aumento de +16 pp face ao valor médio dos últimos meses (52%).  Em termos homólogos, em março, a CGD registou um crescimento de 32% do número médio de clientes na App. Nos diversos canais digitais este aumento foi de 17%. Também em termos de número de acessos, verificou-se um crescimento de 23% na App e de 16% no total de canais Digitais.

Este crescimento foi sentido especialmente na última semana do mês com mais de 460 mil clientes únicos a acederem diariamente aos canais digitais. O número de clientes a acederem aos canais digitais aumentaram assim mais de 31% face à média diária dos meses anteriores.

Nos outros canais digitais as variações mais significativas verificam-se na utilização do Contact Center, com a utilização do canal telefónico automático a registar em março mais 34% em número clientes e mais 55%  em número de acessos face aos meses anteriores. Na última semana de março a CGD registou uma média de mais de 26 mil acessos diários. O número de chamadas voz do contact center  aumentou de 5 mil por dia, em período normal, para as 10 mil por dia no início deste mês de abril. O record diário de aberturas de contas online em total auto-serviço foi batido no dia 31 de março, dia em que se verificou a abertura de 41 contas de novos clientes.

Na sua transformação digital, a CGD anunciou esta semana a disponibilização, na app Caixadirecta , através da Assistente Digital CAIXA, a possibilidade de os clientes poderem registar o pedido de carência do seu crédito habitação ou crédito pessoal, por interação por voz, em português. O pedido fica registado e os clientes são posteriormente contactados pela rede de agências para dar seguimento ao pedido. Em breve, a assistente digital CAIXA responderá também às dúvidas que vierem a ser colocadas pelos clientes sobre as medidas disponibilizadas pela CGD (e as previstas pelo Estado) para apoio às famílias e empresas no âmbito da pandemia do COVID19.  Adicionalmente foi anunciada a possibilidade de a Assistente Caixa poder desbloquear o acesso ao serviço Caixadirecta, evitando contactos telefónicos ou deslocações a agências ou Caixautomática, por parte dos clientes. Basta clicar em “pedir ajuda” no menu inicial, selecionar a opção da Assistente Digital e responder corretamente a algumas questões colocadas, para que o acesso fique automaticamente desbloqueado. 




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