As compras online dos portugueses nas últimas semanas

A SIBS, disponibilizou indicadores sobre as compras online dos portugueses nas últimas semanas. Pode ver-se que embora se tenha verificado uma redução, as compras online têm ganho um peso crescente no total das compras efetuadas ao longo das últimas semanas, registando uma quebra menos significativa relativamente ao panorama global do consumo em Portugal.

O montante médio das compras no comércio online, passou de uma média de 37,5€ por compra, antes do registo do primeiro caso, para os atuais 39,7€ por compra na semana de 23 a 30 de março, um aumento de 6%.

Segundo a SIBS, no caso do e-commerce, o MB WAY tem vindo a conquistar a preferência dos portugueses. Na última semana, de 23 a 30 de março, verificou-se um aumento de 20 pontos face à semana anterior, confirmando o reforço da posição do MB WAY no total de compras online realizadas.

De forma resumida, na semana de 23 a 30 de março, verificou-se uma redução no número de compras online, que diminuiu 30 pontos face à média registada antes da confirmação do primeiro caso de COVID-19 registado em Portugal. Este valor compara com o acentuar da quebra do número de transações presenciais em loja, que registou esta semana uma quebra de 56 pontos base no número de compras totais em comparação com o registo médio anterior ao início da propagação do novo Coronavírus em Portugal – o que acontece no contexto das medidas em vigor e que têm implicado a continuação da permanência de um grande número de portugueses nas suas casas, com medidas mais restritivas na circulação. O valor médio das compras registado nesta semana foi de 38,8€ em loja e de 39,7€ no online, valores +12% e +6% respetivamente acima do valor medio antes da pandemia.

Olhando exclusivamente para as compras realizadas através de MB WAY, a redução é menos significativa tanto no comércio físico como no online. Nas compras físicas a quebra foi de apenas 22 pontos face à média dos primeiros meses do ano, o que significa que o MB WAY tem continuado a mostrar ser o método de pagamento preferencial neste contexto de crise pandémica, pela sua conveniência nas compras, uma vez que permite que todos os pagamentos em loja sejam efetuados “sem contacto” com o terminal de pagamento, qualquer que seja o montante, cumprindo as recomendações das autoridades de saúde. Nas compras online a quebra foi de apenas 14 pontos face à media dos primeiros meses do ano, o que representa também uma preferência crescente dos comerciantes e dos portugueses em geral pelo MB WAY, dado tratar-se de uma das formas mais seguras e convenientes de pagamento no contexto do e-commerce. Tal como nas semanas anteriores, reforça-se a tendência de uma concentração de compras físicas em super e hipermercados, farmácias e parafarmácias, setores que continuam a representar mais de metade (58%) das compras efetuadas em Portugal na última semana.

Em virtude do atual contexto, que tem originado o regresso de muitos Portugueses ao país, verifica-se uma tendência de redução de compras efetuadas por portugueses no estrangeiro, que em quatro semanas se reduziram a menos de 1/3 do valor, face à média registada antes da confirmação do primeiro caso de COVID-19 registado em Portugal. Da mesma forma, o valor de compras de estrangeiros em Portugal teve uma fortíssima redução de 85 pontos face à média inicial.




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