A atividade dos Facility Managers e das empresas de Facility Services é fundamental para mitigar a propagação do vírus, proteger colaboradores e utentes dos espaços e manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo impacto possível.

A Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) destaca o papel fundamental do Facility Manager e das empresas de Facility Services perante os atuais desafios criados pelo covid-19, o vírus que provoca a doença do novo Coronavírus e que está na origem da pandemia que afeta hoje o mundo inteiro. Neste sentido, a atividade dos Facility Managers e das empresas de Facility Services é fundamental em três pontos essenciais:
- Mitigar a propagação do vírus;
- Proteger colaboradores e utentes dos espaços;
- Manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo de impacto possível.
Perante a urgência desta situação inédita, a APFM recomenda a promoção de dinamização de iniciativas relacionadas com os planos de contingência necessários a serem implementados pelas organizações, assim como a criação de fóruns de discussão para partilha das iniciativas e procedimentos internos, incluindo a adaptação às inúmeras orientações e legislação excecional.
A Associação Portuguesa de Facility Management considera ainda ser premente compreender o impacto na prestação dos serviços, nomeadamente o reforço de atividades críticas em detrimento de outras que podem ser atrasadas ou a proteção das equipas dos prestadores de serviço (entre outros temas), bem como reforçar o contacto entre clientes e prestadores de serviços, para que sejam criadas soluções a partir da sinergia entre ambos.
A APFM salienta que a partilha de iniciativas que ajudem os profissionais de FM será um forte contributo para fazer face à atual pandemia, reduzindo os riscos de saúde para as pessoas que frequentam diariamente espaços e edifícios, assegurando ao mesmo tempo o menor impacto possível nos negócios para que não se coloquem postos de trabalho em risco.
Miguel Agostinho, CEO da APFM, sublinha que “é fundamental envolver e escutar a comunidade do FM nesta questão, pois através da participação de todos e da partilha de experiências e boas práticas será possível encontrarmos soluções sobre os tópicos que realmente importam neste momento, e que também nos poderão abrir portas mais rapidamente em situações futuras”. Nesse sentido, o responsável considera ser “essencial a utilização de ferramentas e redes de trabalho online, nomeadamente o LinkedIn, sendo a maior das redes profissionais utilizada pela APFM para dar conta da sua atividade a par e passo e para solicitar o maior contributo possível de todos os envolvidos na comunidade do Facility Management”.