ITSCREDIT desenvolve app para clientes de bancos atingirem objetivos de curto de prazo

A fintech portuguesa apresentou hoje em Berlim, na Finovate Europe, uma app que tem como propósito apoiar os clientes dos bancos a gerir as suas poupanças e empréstimos para atingir objetivos financeiros de curto prazo, como trocar de carro, ir de férias ou renovar a casa.

Denominada Genie Advisor, a aplicação combina informações sobre a disponibilidade financeira mensal e a taxa de esforço dos clientes dos bancos (obtida através de uma análise que combina dados financeiros pessoais, a diretiva europeia PSD2 e informações de outros bancos) com os seus perfis, objetivos e atitudes/comportamentos financeiros recentes.

Com base nestes pressupostos, a app apresenta uma previsão da situação financeira do utilizador que, por sua vez, vai permitir a sugestão automática da melhor abordagem disponível no mercado, no que respeita a opções de poupança e recurso a financiamento/empréstimos.

“Com base nas últimas tendências do mercado, no feedback de clientes e na nossa estratégia de inovação, desenvolvemos o Genie Advisor, uma ferramenta capaz de gerir a vida financeira dos clientes dos bancos, ajudando-os a atingir os seus objetivos de curto prazo. Para os bancos e instituições financeiras, esta inovação proporciona ganhos consideráveis ao nível da eficiência, conduzindo a um aumento do volume de empréstimos”, considera João Lima Pinto, CEO da ITSCREDIT.

A apresentação do Genie Advisor decorreu esta manhã, no palco principal da Finovate Europe, uma feira mundial de tecnologia orientada para o setor financeiro.

“Realizamos em palco a simulação da compra de um automóvel e de umas férias de verão, em que o Genie Advisor executou uma rápida análise às despesas fixas e às poupanças disponíveis de um hipotético cliente de um banco. Com base nestes elementos, a ferramenta propôs economizar nos fundos mensais disponíveis, avançar para um empréstimo ou combinar estas duas opções, conferindo ao cliente uma visão ampla e clara da opção mais viável e sugerindo produtos de poupança e empréstimos que vão facilitar a tomada de decisão”, explica João Lima Pinto.

Tomando ainda como exemplo o caso que a ITSCREDIT simulou no palco da Finovate, além de recomendar o montante para a compra do carro e das férias (com base na situação financeira do utilizador), a aplicação sugeriu o valor da poupança mensal a realizar para que os objetivos possam ser atingidos, atendendo ao horizonte temporal também recomendado.

Caso o cliente do banco opte por recorrer a um empréstimo, o Genie Advisor simplifica todo o processo burocrático da operação, permitindo carregar documentos online, aceitar e confirmar as condições de cada crédito com um simples clique. Nesta fase, a assinatura dos respetivos de crédito ficará apenas pendente da receção de um SMS com um código para autorizar a operação.

A decorrer em Berlim, a Finovate Europe é a edição europeia de um evento centrado na tecnologia orientada para o setor financeiro que, anualmente, se desdobra em cinco edições a realizar na América, Europa e Ásia, captando a atenção da nata da indústria financeira à escala global para conhecer as mais recentes soluções propostas pelas mais inovadores fintech a nível mundial.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado