Cisco e IBM juntas oferecem serviços cloud

As duas empresas lançaram serviços de cloud privada, destinados a clientes que procuram as funcionalidades da cloud pública entregue no local.

Por Michael Cooney

Comprovando uma tendência cada vez mais acentuada, dos fabricantes de tecnologia, em dar as mãos, para apresentar serviços que junta o potencial de cada um, a Cisco e a IBM anunciaram uma parceria para oferecer serviços de cloud privada, fornecidos pelo sistema de computação unificada da Cisco e disponíveis nas duas versões, uma para ambientes VMware e outra para RedHat OpenShift. 

O UCS da Cisco combina servidores x86 com acesso à rede e armazenamento num único sistema. A IBM instala e gere o ambiente de computação e fornece ferramentas para solicitações de suporte. Esta oferta possui ainda alta prioridade em segurança, monitorização e geração de relatórios. O sistema Intersight da Cisco, baseado em cloud, ajuda a gerir o ambiente, segundo a publicação no blog de Keith Dyer, vice-presidente da Organização Global de Parceiros da Cisco. 

Ao combinar o portfólio de datacenters da Cisco com os serviços IBM, as duas empresas entregam nuvem privada local e externa de uma forma que reduz riscos e pode ser escalada quando necessário. A solução também envolve CAPEX mínimo, gasto previsível e nenhum compromisso de longo prazo, conforme anunciado por Dyer. 

No ano passado, a Cisco e a IBM disseram que fundiriam as suas tecnologias de data center e cloud para ajudar os clientes a construir e suportar com mais facilidade e segurança aplicações locais e de cloud híbrida. A Cisco, a IBM Cloud e a IBM Global Technology Services (empresa de serviços profissionais da IBM) afirmaram que trabalharão para desenvolver uma arquitetura de nuvem híbrida que combine as plataformas de data center, redes e análises da Cisco com as ofertas de cloud da IBM.

A contribuição da IBM inclui forte ênfase nas ofertas baseadas no Kubernetes, como Cloud Foundry e Cloud Private, bem como um catálogo de software IBM, como Websphere, e software de código aberto, como OpenWhisk, KNative, Istio e Prometheus. 

No futuro, a capacidade de implantar o IBM Cloud Pak for Applications num ambiente Cisco ACI também será possível, afirmou a Cisco. 

Outros Cloud Paks da IBM incluem um contentor Kubernetes seguro e um middleware IBM em contentores, projetado para permitir que os clientes ativem rapidamente contentores prontos para as empresas. 

A IBM informou ainda que adicionaria suporte ao IBM Cloud Private, que gere o Kubernetes e outros contentores nos sistemas Cisco HyperFlex e HyperFlex Edge hyperconverged infrastructure (HCI). O HyperFlex é o HCI da Cisco que oferece recursos de computação, rede e armazenamento em um único sistema. O pacote pode ser gerido através da plataforma de cloud Intersight, software como serviço da Cisco, que conta com um painel central de operações HyperFlex.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado