Vulnerabilidades encontradas no 5G

Um estudo elaborado pelas Purdue University e a da Universidade de Iowa, mostra que também há vulnerabilidades no 5G. Os investigadores das referidas universidades descobriram cerca de dez vulnerabilidades, que, segundo eles, podem ser usadas para localizar vítimas em potencial em tempo real, falsificar alertas de emergência ou desconectar completamente um smartphone conectado à rede 5G.

Apesar de ser considerado mais seguro que o 4G, as descobertas destes investigadores confirmam que algumas falhas colocam em causa as novas proteções de segurança e privacidade que se definem como as características do 5G. Estes investigadores americanos afirmaram ainda que alguns dos novos ataques também podem ser explorados nas atuais redes 4G.

Durante o estudo, os investigadores afirmaram que foram capazes localizar um smartphone e transmitir alertas de emergência falsos. Em alguns casos, as falhas podem ser usadas para rebaixar uma conexão para um padrão menos seguro, o que possibilita que hackers iniciem ataques contra os seus alvos

Os autores do estudo já informaram a GSM Association, dos resultados do mesmo. Certamente que estas falhas serão corrigidas pelos operadores de forma simples.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado