PayPal deixa projeto Libra, criptomoeda do Facebook

A PayPal anunciou na última sexta (4) a saída da Libra Association, grupo criado pelo Facebook para a criação de uma moeda criptografada, a Libra.

De acordo com o comunicado da empresa, a PayPal vai redirecionar o tempo e esforços que estavam a ser gastos nesta iniciativa para projetos internos.“Continuamos a apoiar as aspirações da Libra e esperamos continuar o diálogo sobre formas com que poderemos trabalhar em conjunto no futuro”, foi o comentário feito pela PayPal ao anunciar sua saída do grupo. 

O PayPal é assim a primeira empresa do mercado financeiro a deixar esta associação, sendo que o anúncio foi realizado dias após a Bloomberg publicar uma reportagem informando que as companhias de pagamento estariam indecisas em continuar ligadas a este projeto, devido a pressões de órgãos governamentais e uma suposta falta se informações mais detalhadas por parte do Facebook.

Até ao encerramento desta notícia, as empresas que anunciaram a parceria com a rede social (como Visa, Mastercard e Mercado Pago), não se posicionaram contra ou a favor do projeto.

Vozes contrárias

Antes do Paypal anunciar a sua saída da associação, o jornal francês Les Echos publicou entrevista na qual Tim Cook, CEO da Apple, criticava a iniciativa.

“Realmente acredito que [a gestão de] uma moeda deva ficar nas mãos dos países. Não  fico confortável com a ideia de um grupo privado criar uma moeda concorrente. Uma empresa privada não deveria procurar poder desta maneira.”

Mas não é apenas o homem forte da Apple que pensa desta forma: o executivo (e apresentador) Mark Cuban já classificou a moeda digital como “perigosa” e os governos da França e Alemanha já declararam que pretendem bloquear o uso da Libra dentro do seus territórios.

Anunciada em junho como parte integrante da Calibra, subsidiária do Facebook para o setor de pagamentos, a criptomoeda Libra seria utilizada como meio de pagamento para transações dentro e fora da rede social.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado