PWA oferece melhorias nas compras online

Conheça uma tecnologia que permite aos websites comportarem-se como uma app.

Um dos grandes desafios para qualquer empresa é tornar o acesso ao seu website transversal aos vários dispositivos de acesso. A utilização da tecnologia Progressive Web App (PWA) é um dos caminhos para o superar, principalmente no setor do retalho. Para além das vantagens para a empresa, o utilizador também beneficia bastante com esta progressive web app. A Selio.com dá a conhecer algumas das vantagens e características da PWA.

Potencia a experiência do utilizador

Introduzida pela Google em 2015, a PWA é a aplicação que não é uma aplicação, ou seja, apesar de ser denominada de web app, ainda falamos de websites. A mesma pode parecer uma app, mas na verdade trata-se de uma tecnologia browser-based. Em termos concretos, o utilizador acede ao website através do URL, mas ganha a facilidade de navegação característica das aplicações, sem que seja necessário instalar uma.

Esta particularidade tem vindo a atrair para vez mais empresas, especialmente as que disponibilizam uma loja online, como é o caso do Selio.com. Desenhar uma aplicação que seja compatível com os vários sistemas – android, IOS, desktop – exige não só uma grande competência técnica, como também tempo e dinheiro. A PWA surge então como uma alternativa, permitindo às empresas a criação de uma versão mobile-friendly que, graças a esta tecnologia, comporta-se como uma app sem exigir o download.

  1. Segurança

Uma das vantagens da utilização da PWA é a garantia de que a ligação é efetuada mediante um acesso seguro (HTTPS). Desta forma, o utilizador não irá encontrar malware, ou outro tipo de conteúdo suspeito.

    2. Poupança de dados e modo offline

Ao ter as caraterísticas de uma app sem na realidade ser uma app, os sites que utilizam a progressive web app não obrigam o utilizador a descarregar qualquer tipo de conteúdo. Esta vantagem traduz-se numa poupança significante de dados, uma vez que a PWA só carrega a página à medida que o utilizador a percorre. De igual forma, esta funcionalidade permite o armazenamento em cache do conteúdo carregado à data do último acesso online, possibilitando a sua visualização em offline.

   3. Velocidade de navegação

Quando comparado com um site normal, o que integre a PWA carrega de forma mais eficiente e com uma velocidade muito superior. Esta capacidade deve-se ao armazenamento de caches de todo o conteúdo e informação obtida a partir do browser, logo após o primeiro carregamento. Por conseguinte, nos próximos acessos, todos os caches necessários à navegação já estarão guardados e prontos a serem utilizados.

“À semelhança de muitas outras empresas, também o acesso ao Selio.com tornou-se mais fácil, intuitivo e rápido, independentemente do dispositivo de acesso do utilizador”, comenta Julian Martinez, fundador e CEO do site. Acrescenta ainda que “nos dias de hoje a grande maioria dos utilizadores querem simplesmente aceder a um serviço através de um site, sem se terem de preocupar com o espaço e dados exigidos por uma nova aplicação.”

No caso do website de classificados, a PWA foi desenhada com a tecnologia React JS, Express, Flux, Service workers e frameworks de última geração de Javascript. “Uma aplicação com um bom desempenho pode ser alcançada tanto com a framework do React JS, como com a do Vue JS e Angular. Nós escolhemos a React para o Selio.com devido à grande comunidade de utilizadores que apresenta e à quantidade de código opensource que disponibiliza. Porém, quer a Vue, utilizada pelo Alibaba, quer o Angular, criado pelo Google, também constituem boas opções”, declara Julian Martinez.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado