O Datacenter no centro da transformação digital

A transformação digital é hoje em dia parte integrante e indissociável do negócio de qualquer empresa. Esta realidade, impõe novos desafios às organizações que estão, sem dúvida, cada vez mais conscientes da necessidade de se adaptarem, reinventarem e, acima de tudo, entregarem valor acrescentado ao negócio e aos seus clientes.

Por Nuno Marques | Axians

O desenvolvimento tecnológico acompanhado de uma crescente complexidade e exigência do sector de IT colocam no Datacenter uma pressão acrescida, passando de um centro de custo necessário ao suporte do negócio, para um “business enabler” estratégico, capaz de endereçar os desafios atuais e futuros. Isto coloca esta componente de rede (o datacenter) no centro da transformação, alinhado com as expectativas e requisitos de cada organização.

O aparecimento de novos modelos de negócio e os atuais requisitos tecnológicos revelaram as muitas limitações das infraestruturas clássicas e arquiteturas tradicionais de Datacenter, exigindo uma mudança profunda na forma como estas soluções são desenhadas, implementadas e operadas.

Neste contexto, muitas organizações não conseguem dar resposta às constantes exigências do negócio, limitadas por soluções que não foram desenhadas para endereçar estes novos desafios, sendo necessária uma abordagem tecnológica evolutiva para ir de encontro dos novos requisitos, que passam por assegurar flexibilidade, escalabilidade, performance e a resiliência necessária para possibilitar a transformação tecnológica das empresas.

Após um período de ruído com “buzzwords” e jargões técnicos alimentados pelo habitual marketing tecnológico da indústria de IT, as soluções de nova geração, baseadas em modelos software-defined, passaram finalmente de promessa a realidade, com uma percentagem de adoção extremamente alta, tornando-se efetivamente o standard para a maioria das implementações de Datacenter. Estas apresentam vantagens incontornáveis ao nível de automação, segurança, simplicidade operacional e continuidade de negócio e posicionando-se como verdadeiras plataformas de inovação.

Tem sido visível nos últimos anos um enorme esforço de transformação das empresas nacionais, que se preparam para esta nova realidade, não só através da adoção de soluções inovadoras, como pela escolha de parceiros especializados, com provas dadas, capazes de traduzir os requisitos funcionais e de negócio de cada organização em soluções técnicas de valor acrescentado.

Como resultado, o papel do parceiro tecnológico nesta área é hoje mais relevante que nunca, sendo fundamental para a concretização desta mudança de paradigma. A capacidade de compreender a organização, o seu negócio, as suas necessidades e limitações de forma a entregar soluções adequadas à sua realidade especifica é o fator diferenciador, que permite criar relações de confiança, sólidas e duradouras, necessárias para esta jornada de transformação.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado