Amazon lança serviço para gerir plataformas de Blockchain

A Amazon pretende ser um dos principais fornecerdores de tecnologia blockchain e lança um serviço para empresas que pretendem testar a tecnologia sem assumir grandes riscos.

 Por Lucas Mearian

 

 

A Amazon anunciou nesta semana a disponibilidade geral do seu Amazon Managed Blockchain, um serviço que facilita a criação e a gestão de redes de Blockchain escaláveis.  Originalmente, a Amazon anunciou o Blockchain como um Serviço (BaaS) na sua conferência AWS re: Invent em novembro do ano passado, convidando as empresas a se inscreverem no serviço beta.

Jeff Barr, disse que está pferts a oferta já se encontra disponivél para uso em produção na região Leste dos EUA (no Norte da Virgínia).

A Amazon Web Services (AWS) junta-se assim  aum grupo de empresas fornecedoras de serviços Blockchain “as a Service”. que já inclui nomes como IBM, HP, Microsoft, Oracle e SAP.

Enquanto as empresas buscam implantar a plataforma de registos on-line, os maiores fornecedores de software e serviços da indústria lançaram ofertas do BaaS como uma maneira de permitir que os clientes testem a tecnologia ainda emergente sem os custos de capital ou risco de implantá-la internamente. As ofertas de BaaS também abordam a falta de developers internos de Blockchain.

Embora a oferta do BaaS da Amazon possa parecer apenas mais uma ferramenta na caixa da AWS, a adoção do BaaS não vai parecer ou funcionar como a adoção de outros serviços na cloud, de acordo com Michael Fauscette, diretor de investigação da G2 Crowd, site de revisão de software para empresas.

“As ideias dos casos de uso estão realmente explodindo em torno do Blockchain de uma maneira que irá levar a uma onda de adoção, que acontecerá mais rápido que outras”, afirmou Fauscette.

Além de facilitar a configuração e a gestão de redes Blockchain, a Amazon afirma que o seu BaaS fornece APIs simples que permitem que os clientes votem em associações e as suas redes  aumentam ou diminuem mais facilmente.

O Amazon Managed Blockchain oferece uma variedade de instâncias com diferentes combinações de capacidade de computação e memória para oferecer aos clientes a possibilidade de escolher a combinação certa de recursos para as suas aplicações Blockchain. O serviço protege os certificados de controle de acesso usando a tecnologia AWS Key Management Service, eliminando a necessidade dos clientes configurarem seu próprio armazenamento de certificação segura.

Armin Nehzat, gestor de tecnologia digital da Nestlé Oceania, disse que a transparência nas cadeias de fornecimento é cada vez mais importante para os consumidores, que querem saber a composição dos seus alimentos assim como a oringem de cada componente.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado